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O acesso a salas de aula de construção convencional: a série histórica

Para analisar a evolução do número e proporção de salas de construção convencional no seu distrito, use a folha A18s. Salas de aula segundo material de construção e proporção de salas de aula de construção convencional – Série Histórica, depois de definir os parâmetros desejados na Secção A.

Vejamos, por exemplo, o resultado para o Distrito de Zavala, na Província de Inhambane, por posto administrativo, escolas públicas, 2008 a 2018.

Podemos verificar uma evolução positiva regular nos 11 anos observados.

Notemos, especialmente, a evolução no Posto Administrativo de Zandamela.

Desde 2012, existe um certo equilíbrio e equidade na distribuição deste recurso dentro do distrito, apesar de a proporção média ainda estar abaixo dos 50%.

Quando investigamos o gráfico de colunas, na mesma página, com a evolução do número de escolas construídas com material convencional, verificamos que deve haver algum problema na recolha ou registo dos dados.

Algumas salas de construção convencional “desaparecem” em 2014 e 2015!

O “salto” na construção de salas precárias em 2016 também parece indicar dados fora do padrão.

 

Estas hipóteses devem ser confirmadas no terreno e através da comparação entre os dados registados no EducStat e os mapas dos inquéritos arquivados no distrito.

9.28