Saltar navegação

A importância da construção adequada e da manutenção das infraestruturas escolares

A disponibilidade das salas de aula depende não só da construção de novas salas, mas também da boa manutenção das salas existentes.

Antes da construção, é importante tomar-se em conta os ventos predominantes, a direcção do sol, e a possibilidade de ciclones e cheias na área onde se pretende implantar a nova escola.

De acordo com os dados do MINEDH, o ciclone IDAI e as cheias dele decorrentes afectaram um total de 1.372 instalações escolares (um total de 4.222 salas de aula, parcial ou totalmente destruídas) nas províncias de Sofala, Manica, Zambézia e Tete, em 2019. Os efeitos do ciclone certamente serão observados nos dados que os inquéritos escolares dos anos subsequentes irão recolher nas províncias afectadas.

 

  

A manutenção dos bens do património da escola

O que é manutenção? É aquela actividade que inclui:

  • a verificação do estado de um bem;

  • os cuidados de limpeza regulares;

  • os reparos preventivos e correctivos para que o bem não perca a sua utilidade.

A manutenção faz com que o bem dure mais, e que funcione nas melhores condições, evitando a sua rápida degradação e o risco de acidentes.

A manutenção é uma obrigação das instituições do Estado (Resolução nº 62/2011, de 18 de Novembro, Política e Estratégia de Manutenção dos Edifícios Públicos do Estado).

9.24