O livro escolar é muito importante para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno:
A formação de professores inclui o tema do uso adequado do livro didáctico no ensino. Um professor formado tem maior potencialidade de fazer uso pleno deste recurso, a fim de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. |
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Em Moçambique, o governo distribui gratuitamente livros escolares às crianças matriculadas nas 1ª à 7ª classes das escolas públicas e comunitárias .
O SDEJT deve garantir a distribuição de livros pelas unidades de ensino de acordo com estimativas de alunos para o ano lectivo em causa. Estas estimativas consideram a informação sobre o número de alunos com livros, capturada nos inquéritos escolares. O MINEDH tem regras de reposição das quantidades de livros, que devem ser seguidas.
O SDEJT deve orientar os directores de escolas para liderar as acções de conservação do livro escolar, junto aos alunos, pais e professores, com o apoio do Conselho de Escola.
REGRAS DA DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS AOS DISTRITOS Anualmente, os SDEJT recebem do MINEDH: Livros da 3ª à 7ª classes na proporção de 35% a 45% do número de alunos estimados para o ano lectivo em causa, considerando a recuperação de cerca de 70% dos livros do ano anterior. Livros-caderno (1ª e 2ª classes e caderno de exercícios de inglês da 6ª e 7ª classes) na proporção de 100% do número de alunos estimado para o ano lectivo em causa. |