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Comportamento subterritorial da Taxa de Desistência: um caso modelo

Com o Livro de Indicadores, podemos ir mais além na nossa análise da situação.

  • O que se passa no Posto Administrativo de Inteta?
  • Acontece uma situação semelhante em todas as localidades?

Para responder a esta questão, iremos desagregar os dados por localidade, como aprendemos a fazer na Sessão 6.

Vamos praticar!

Usando a Folha A4 do Livro de Indicadores, para o ano de 2017 e para a 5ª classe, obteremos o seguinte resultado:

O que podemos observar nesta tabela?

Complete as lacunas com as informações que obter da tabela:

  • alunos matricularam-se em escolas que não informaram a localidade onde se encontram no Posto Administrativo de Intete durante o preenchimento dos inquéritos escolares; ou o SDEJT não os completou durante a validação; ou os dados não foram inseridos no EducStat correctamente;
  • Nas escolas da Localidade de Intete-Sede, a Taxa de Desistência é do que na média das escolas que não registaram a sua localização;
  • Nas escolas de Intete-Sede, % das raparigas e % dos rapazes que chegaram à 5ª classe desistiram de estudar no ano de 2017. Isso representa um enorme desperdício de recursos;
  • Dos 3 postos administrativos, somente em  as raparigas desistem mais do que os rapazes.
  • A Taxa de Desistência média na 5ª classe no Distrito de Nacarôa em 2017 foi de %, o que representa mais de um quarto dos alunos que iniciaram o ano lectivo.

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A explicação da alta Taxa de Desistência das raparigas em Intete-Sede em 2017 poderá ser analisada através de um outro relatório do Livro de Indicadores, que veremos mais tarde: o Número de alunos por causa da desistência.

8.11