O Livro de Indicadores permite-nos investigar uma certa taxa numa certa classe do nível de ensino, numa série histórica.
Vejamos como se comporta a Taxa de Desistência do Distrito de Balama, Cabo Delgado, nas 5 classes do Ensino Primário de 1º Grau, entre 2009 e 2017.
Na 1ª classe: variação entre 6% e 9%, se excluirmos os anos de 2015 e 2016, que continuam fora do padrão.
![]() |
Curiosidade: sabias que no Distrito de Balama opera a maior fábrica produtora e exportadora de grafite do mundo? A fábrica, inaugurada em 2018, abastece o mercado mundial de componentes de baterias, nomeadamente as usadas em carros elétricos. |
Na 2ª classe: variação estável, com grande variação para os anos de 2015 e 2016, mantendo-se em alta em 2017. Segundo os dados, quase metade das crianças na 2ª classe abandonaram a escola em 2016 antes do final do ano lectivo neste distrito.
![]() |
Na 3ª classe: o comportamento atípico dos dados continua forte na 3ª classe, especialmente para os rapazes, e a tendência geral é de aumento das desistências. Os valores têm variações entre 8 e 16% nos últimos 4 anos.
![]() |
Na 4ª classe: a curva é semelhante à da 3ª classe, com valores entre 8% e 17%, mas as meninas parecem abandonar mais a escola do que os rapazes.
![]() |
Na 5ª classe: a desistência é alta e constante até 2016, variando entre cerca de 22% a 32%, antes de despencar para menos da metade em 2017.
![]() |
O que podemos concluir da observação da Taxa de Desistência nestas 5 classes?
Clique aqui para ver a nossa opinião
As taxas de desistência apresentam, em geral, uma tendência crescente ao longo dos anos, com as taxas mais altas atingidas no período 2015-2016, excepto apenas na 5ª classe, onde a taxa de desistência se manteve alta ao longo de todo o período com valores quase sempre acima dos 20%.
O pico nas taxas de desistência em 2015 e 2016 é particularmente notório na 2ª classe onde os valores da taxa passaram de cerca de 8% para valores extraordinariamente altos, superiores a 40%.
Se investigarmos outros distritos, veremos que a tendência observada neste distrito é similar ao observado na província como um todo.
Por outro lado, observa-se uma descida da taxa de desistência em todas as classes em 2017 para valores próximos aos observados no período 2009-2014.
Devemo-nos perguntar o que terá acontecido em 2015 e 2016 que provocou o aumento anormal das taxas de desistência e, especialmente, ajudar os colegas do SDEJT a monitorar a situação nos anos subsequentes para evitar que a situação de 2015 e 2016 se repita.
A situação é preocupante no Distrito de Balama.
Se usarmos a Folha A1s para ver o número de alunos por classe no mesmo distrito no mesmo período, teremos o seguinte resultado:
Podemos observar a notável redução do número de alunos de uma classe para outra, de um ano para outro. Por exemplo: De 6.258 alunos em 2015 na 2ª classe para 3.967 na 3ª classe em 2016. Em geral, o sistema educativo perde muitos alunos neste distrito. E no seu distrito? A situação é semelhante? |