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Comportamento da Taxa de Desistência por classe

O Livro de Indicadores permite-nos investigar uma certa taxa numa certa classe do nível de ensino, numa série histórica.

Vejamos como se comporta a Taxa de Desistência do Distrito de Balama, Cabo Delgado, nas 5 classes do Ensino Primário de 1º Grau, entre 2009 e 2017.

Na 1ª classe: variação entre 6% e 9%, se excluirmos os anos de 2015 e 2016, que continuam fora do padrão.

Curiosidade: sabias que no Distrito de Balama opera a maior fábrica produtora e exportadora de grafite do mundo? A fábrica, inaugurada em 2018, abastece o mercado mundial de componentes de baterias, nomeadamente as usadas em carros elétricos.

Na 2ª classe: variação estável, com grande variação para os anos de 2015 e 2016, mantendo-se em alta em 2017. Segundo os dados, quase metade das crianças na 2ª classe abandonaram a escola em 2016 antes do final do ano lectivo neste distrito.

Na 3ª classe: o comportamento atípico dos dados continua forte na 3ª classe, especialmente para os rapazes, e a tendência geral é de aumento das desistências. Os valores têm variações entre 8 e 16% nos últimos 4 anos.

Na 4ª classe: a curva é semelhante à da 3ª classe, com valores entre 8% e 17%, mas as meninas parecem abandonar mais a escola do que os rapazes.

Na 5ª classe: a desistência é alta e constante até 2016, variando entre cerca de 22% a 32%, antes de despencar para menos da metade em 2017.

O que podemos concluir da observação da Taxa de Desistência nestas 5 classes?

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As taxas de desistência apresentam, em geral, uma tendência crescente ao longo dos anos, com as taxas mais altas atingidas no período 2015-2016, excepto apenas na 5ª classe, onde a taxa de desistência se manteve alta ao longo de todo o período com valores quase sempre acima dos 20%.

O pico nas taxas de desistência em 2015 e 2016 é particularmente notório na 2ª classe onde os valores da taxa passaram de cerca de 8% para valores extraordinariamente altos, superiores a 40%.

Se investigarmos outros distritos, veremos que a tendência observada neste distrito é similar ao observado na província como um todo.

Por outro lado, observa-se uma descida da taxa de desistência em todas as classes em 2017 para valores próximos aos observados no período 2009-2014.

Devemo-nos perguntar o que terá acontecido em 2015 e 2016 que provocou o aumento anormal das taxas de desistência e, especialmente, ajudar os colegas do SDEJT a monitorar a situação nos anos subsequentes para evitar que a situação de 2015 e 2016 se repita.

A situação é preocupante no Distrito de Balama.

Se usarmos a Folha A1s para ver o número de alunos por classe no mesmo distrito no mesmo período, teremos o seguinte resultado:

Podemos observar a notável redução do número de alunos de uma classe para outra, de um ano para outro.

Por exemplo:

De 6.258 alunos em 2015 na 2ª classe para 3.967 na 3ª classe em 2016.

Em geral, o sistema educativo perde muitos alunos neste distrito. E no seu distrito? A situação é semelhante?

8.08