Esta taxa, também chamada de taxa bruta de retenção ou apenas de taxa de retenção, retrata o número de crianças que entram na 1ª classe num certo ano e que, dois anos depois, frequentam a 3ª classe, isto é, chegaram à 3ª classe no tempo certo.
Assumimos, por simplificação, que os alunos que frequentam a 3ª classe ingressaram na 1ª classe dois anos antes.
Assim podemos calcular a Taxa de retenção até à 3ª classe dividindo o número de alunos na 3ª classe num certo ano pelo número de alunos na 1ª classe, dois anos antes.
Porque alguns dos alunos que estão na 3ª classe podem estar a repetir a 3ª classe, enquanto outros podem ter repetido a 2ª e/ou a 1ª classe, esta taxa apresenta-nos sempre uma retenção que é superior à retenção realmente observada.
O Livro de Indicadores oferece-nos o seguinte relatório:
A9s. Taxa indicativa de retenção até à 3a classe - Série Histórica |
Vejamos alguns exemplos:
Distrito de Mossuril, Província de Nampula, 2011 a 2018
![]() |
Observe que a retenção até à 3ª classe é baixa neste distrito.
Cerca da metade das raparigas e dos rapazes que entraram na 1ª classe não estão a frequentar a 3ª classe dois anos mais tarde.
A taxa indicativa de retenção é mais baixa para as raparigas do que para os rapazes neste distrito, indicando que a reprovação e/ou a desistência é mais alta para as raparigas.
Distrito de Changara, Província de Tete, 2011 a 2018
![]() |
Observe que, no Distrito de Changara, a Taxa Indicativa de Retenção é estável, entre 70% e 80%. No entanto, ainda quase um terço das crianças que iniciaram a 1ª classe não estão a frequentar a 3ª classe dois anos mais tarde.
Neste distrito, a taxa indicativa de retenção é mais baixa para os rapazes.
Distrito de Marracuene, Província de Maputo
![]() |
Observe que neste distrito a Taxa de Retenção até à 3ª classe é alta, e chega mesmo a passar dos 100%. Isso pode significar que há um número elevado de repetentes na 3ª classe, ou que as escolas do distrito recebem crianças transferidas de outro distrito.
Neste distrito, a taxa indicativa de retenção é mais baixa para os rapazes.
Distrito de Chemba, Província de Sofala
![]() |
Observe que no Distrito de Chemba, em Sofala, a Taxa Indicativa de Retenção, em 2018, está próxima dos 50%, indicando que cerca de metade das crianças que se matricularam na 1ª classe não estão a frequentar a 3ª classe dois anos mais tarde.
A Taxa está em declínio, indicando uma tendência que deveria ser revertida pelos gestores da Educação no distrito.
A taxa indicativa de retenção é mais baixa para as raparigas.
Clique aqui para ler algumas das acções que podem ser realizadas para reverter o declínio da Taxa Indicativa de Retenção
A taxa indicativa de retenção até à 3ª classe mede o efeito combinado das taxas de reprovação, desistência e de aproveitamento no fluxo dos alunos no sistema educativo, neste caso até à 3ª classe.
Todos os alunos, ou pelo menos grande parte deles, que ingressaram num dado ano na 1ª classe deveriam estar a frequentar a 3ª classe dois anos mais tarde.
Para melhorar a taxa de retenção é necessário melhorar a eficácia do sistema de ensino, ou seja, diminuir as taxas de desistência e de reprovação, com o consequente aumento das taxas de aproveitamento.