Para monitorar a capacidade do sistema em garantir a conclusão de um nível de ensino, usa-se a Taxa Bruta de Conclusão. A Taxa Bruta de Conclusão expressa-se como a relação entre o número de alunos de todas as idades que concluíram um nível de ensino em relação à população em idade oficial para a conclusão daquele nível, ou seja, o grupo populacional que, idealmente, deveria concluir o nível de ensino. O inquérito escolar sobre o aproveitamento não fornece informação sobre o número de alunos aprovados por idade específica. |
![]() |
Que tipo de desagregação é útil para a Taxa bruta de conclusão? Devemos desagregar esta taxa por sexo, para comparar a conclusão nos níveis de ensino entre mulheres e homens, a fim de identificarmos intervenções específicas para os dois grupos. Como a Taxa Bruta de Conclusão depende de dados da população desagregados por idades, que só existem para o distrito, não podemos desagregar esta taxa por unidades geográficas menores, como os postos administrativos ou as localidades. |
A Taxa Bruta de Conclusão é influenciada pela capacidade do distrito em:
- Motivar os pais a matricularem a criança na escola na idade certa
- Reter os alunos no sistema para evitar a desistência
- Apoiar os alunos a progredirem ao longo das classes até à conclusão do nível
Não nos devemos esquecer que um processo de ensino mais interessante e dinâmico poderá contribuir para uma menor desistência e reprovação e assim contribuir para uma maior taxa de conclusão.
O Livro de Indicadores apresenta:
B5.1 Taxa bruta de conclusão - EP |
B5.1s Taxa bruta de conclusão - EP- Série Histórica |
B5.2 Taxa bruta de conclusão no Ensino Secundário do 1º ciclo |
B5.2s Taxa bruta de conclusão no Ensino Secundário do 1º ciclo - Série Histórica |