Utilizamos dois tipos de taxa de aproveitamento:
- A Taxa de aproveitamento escolar
- A Taxa de aproveitamento pedagógico
A Taxa de aproveitamento escolar mostra a eficácia do sistema educativo para promover a aprendizagem, num determinado ano lectivo. |
Expressa a proporção dos alunos que estão em condições de progredir para a classe subsequente (aprovados) em relação ao total de alunos matriculados no início do ano (o número de alunos que está registado no Levantamento 3 de Março).
Esta taxa expressa a eficácia no uso dos recursos alocados às escolas para a progressão da criança no sistema da Educação até à conclusão.
As desistências e as reprovações causam o desperdício dos recursos investidos pelo Governo, porque os resultados previstos não são alcançados.
A meta é a conclusão do nível de ensino pelas crianças, com a respectiva aprendizagem!
Já a taxa de aproveitamento pedagógico indica a percentagem daqueles alunos que, tendo chegado ao final do ano lectivo, foram aprovados e, assim, qualificados para progredir para a classe subsequente do sistema de ensino. Esta taxa não considera os alunos que já não estão a frequentar a escola e, assim, reduz a possibilidade de medir adequadamente a eficácia do uso dos recursos para alcançar a meta desejada: a conclusão. |