Saltar navegação

Causas das desistências nas escolas do Distrito de Nacarôa, Província de Nampula

O relatório A5 do Livro de Indicadores oferece a possibilidade de investigar o número de alunos por causa de desistência.

Na Folha A4, na página anterior, pudemos ver que uma das taxas mais altas de desistências no Distrito de Nacarôa é a da [06-1786] Escola Primária de 1º Grau de Nametil, com o total de 76,6% de desistência em 2017, sendo 80% de desistência para as raparigas, e 73% para os rapazes.

Em cada 10 raparigas que se matricularam na 5ª classe, 8 não terminaram o ano lectivo.

Quando investigamos as causas das desistências nesta escola na Folha A5, veremos que a escola relatou apenas 20 desistências, sendo 7 de mulheres.

Na Folha A4, o número de desistentes é indicado como 118, dos quais 64 são raparigas.

Se só 20 alunos são reportados como desistentes, será que os restantes 98 foram transferidos para outras escolas?

O motivo declarado para as 20 desistências foi “outros”.

Vamos praticar!

No seu Livro de Indicadores, descubra no seu distrito as escolas com as taxas de desistência mais altas (Folha A4).

Em seguida, procure descobrir as causas apontadas por aquelas escolas na Folha A5.

O que pode concluir deste exercício?

Clique aqui para ver a nossa opinião!

É importante não limitar as análises apenas às médias do distrito, dos postos administrativos e/ou das localidades.

O Livro de Indicadores permite-nos facilmente “mergulhar” nos dados e identificar as escolas que sobressaem negativa ou positivamente e, assim, dar-nos informação que nos permita localizar com maior rigor os problemas e assim priorizar as intervenções do SDEJT.

É importante cruzar a informação dos diferentes quadros para avaliar a qualidade da informação estatística disponível e, assim, detectar incoerências. Devemos também prestar mais atenção às instruções sobre o preenchimento dos mapas estatísticos nos próximos levantamentos por forma a corrigir os erros detectados.

O exemplo da [06-1786] Escola Primária do 1º Grau de Nametil parece indicar a existência de erros no preenchimento dos inquéritos dos levantamentos 3 de Março e/ou do Aproveitamento Escolar, ou erros na introdução dos dados no EducStat na DPE.

Lembre-se que o SDEJT é o órgão que tem que velar pela fiabilidade dos dados preenchidos nos inquéritos escolares.

8.13