O cenário ideal do sistema educativo:
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As maiores ameaças à eficácia interna são:
A entrada tardia no sistemaJá aprendemos na Sessão 7 que a entrada tardia no sistema desfavorece a continuação nos estudos, o bom desempenho escolar, e assim torna mais difícil o desenvolvimento das competências necessárias para a conclusão atempada do nível de ensino. A desistênciaEmprestaremos as palavras do académico Ildefonso Caetano (Universidade Pedagógica de Moçambique, Quelimane, 2013) que, no seu trabalho O abandono escolar em Moçambique, enumera as principais causas do abandono escolar no país, nomeadamente: |
No lado das famílias:
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No lado do sistema de ensino:
A reprovaçãoA reprovação é uma medida administrativa do sistema escolar, tomada após a avaliação dos resultados da aprendizagem, quando estes são julgados insuficientes em relação aos padrões estabelecidos. A reprovação é baseada na convicção de que, por meio dela, os alunos recuperarão e voltarão a estar ao nível da aprendizagem pretendida. No entanto, a reprovação poderá conduzir a sentimentos de vergonha e de autodepreciação do aluno, aumentando a desistência. A reprovação tem custos altos para os pais e encarregados da educação da criança, o que poderá desmotivá-los a manter a criança na escola. Os custos para a administração do sistema também são grandes, pois a criança repetente consumirá recursos que estavam planificados para a educação de outra criança. |