Saltar navegação

8.1 O que é a eficácia interna?

O cenário ideal do sistema educativo:

  • todas as crianças e adolescentes em idade escolar matriculam-se em unidades formais de ensino;
  • os que se matriculam continuam a assistem às aulas e progridem nas classes, passando de nível;
  • o ensino que recebem satisfaz condições de qualidade que resultam em aprendizagem relevante para a sua vida futura, como indivíduos e em sociedade.

As maiores ameaças à eficácia interna são:

  • A entrada tardia no sistema;
  • A desistência;
  • A reprovação.

 

A entrada tardia no sistema

Já aprendemos na Sessão 7 que a entrada tardia no sistema desfavorece a continuação nos estudos, o bom desempenho escolar, e assim torna mais difícil o desenvolvimento das competências necessárias para a conclusão atempada do nível de ensino.

 

A desistência

Emprestaremos as palavras do académico Ildefonso Caetano (Universidade Pedagógica de Moçambique, Quelimane, 2013) que, no seu trabalho O abandono escolar em Moçambique, enumera as principais causas do abandono escolar no país, nomeadamente:

No lado das famílias:

  • Dificuldades financeiras, obrigações familiares, distância da casa à escola, pressões de grupos de companheiros e factores socioculturais e ambientais.

No lado do sistema de ensino:

  • Currículo considerado irrelevante e/ou métodos de ensino fracos, horários escolares inflexíveis, professores despreparados para lidar com alunos mais vulneráveis e problemáticos, gestores e outro pessoal escolar com falta de sensibilidade, de cuidado e de competências sociais.

 

A reprovação

A reprovação é uma medida administrativa do sistema escolar, tomada após a avaliação dos resultados da aprendizagem, quando estes são julgados insuficientes em relação aos padrões estabelecidos.

A reprovação é baseada na convicção de que, por meio dela, os alunos recuperarão e voltarão a estar ao nível da aprendizagem pretendida.

No entanto, a reprovação poderá conduzir a sentimentos de vergonha e de autodepreciação do aluno, aumentando a desistência. A reprovação tem custos altos para os pais e encarregados da educação da criança, o que poderá desmotivá-los a manter a criança na escola. Os custos para a administração do sistema também são grandes, pois a criança repetente consumirá recursos que estavam planificados para a educação de outra criança.

8.04