Saltar navegação

Vamos praticar!

Identifique as incorrecções no exemplo

Observemos uma parte dos dados preenchidos no Quadro 1 por uma escola do ensino primário.

Observe o quadro com atenção.

O que se pode concluir?

 

Anote as conclusões no seu caderno e depois faça o exercício abaixo para comparar as suas observações com as incorrecções aqui encontradas.

 

Preencha as lacunas nas frases abaixo escolhendo a opção certa entre as alternativas.

Para ver a tabela numa nova aba do seu navegador enquanto realiza a actividade, clique aqui.

Sobre as somas do número de alunos

Pergunta

A soma do número de alunos (HM) na 1ª classe está ______. 

Respostas

correcta

incorrecta

Feedback

Pergunta

O total de alunos nas 5 classes do EP (HM) está ______.

Respostas

correcto

incorrecto

Feedback

Pergunta

O total correcto seria de _____ alunos, se os totais correctos forem aqueles das células brancas.

Respostas

2.440

2.442

2.444

2.445

Feedback

Sobre o número de alunos repetentes

Pergunta

O número de alunos repetentes parece ser ____, especialmente nas 2ª, 3ª e 4ª classes.

Respostas

alto

baixo

Feedback

Pergunta

O técnico do SDEJT deveria verificar a _____ dos dados com o _____ da escola.

Respostas

posição | pedagógico

fiabilidade | director

ordem | administrador

tendência | inspector

Feedback

Pergunta

Quando comparado com as demais classes, parece estranho que o número de repetentes seja ____ na 5ª classe, que é uma classe de exame.

Respostas

alto

baixo

Feedback

Pergunta

O que pode estar a acontecer na escola? Note que o número de ____ repetentes na 5ª classe é alto em relação _____.

Respostas

homens | às mulheres

mulheres | aos homens

Feedback

Sobre o número de turmas

Pergunta

O número de __ turmas na 1ª classe, não confere com o 25 apresentado no total.

Respostas

zero

10

15

20

Feedback

Pergunta

Outro erro de soma de turmas ou de preenchimento acontece na ____.

Respostas

2ª classe

3ª classe

4ª classe

5ª classe

Feedback

Pergunta

A nossa conclusão? Neste caso, os dados devem ser ______ escola.

Respostas

devolvidos à

anulados para a

indeferidos com a

conferidos com a

Feedback

Depois de ter realizado a actividade e verificado as incorrecções no quadro apresentado, reflicta: qual será o papel do técnico do SDEJT para corrigir a situação? Conheça aqui a nossa opinião.

O SDEJT deve reforçar as sessões de explicação antes dos levantamentos estatísticos escolares, para esclarecer o preenchimento dos inquéritos escolares. Para corrigir os inquéritos escolares, o técnico deverá entrar em contacto com a escola para obter dados fiáveis. A planificação da distribuição de recursos para o seu distrito depende dos dados obtidos.

2.10