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Identifique outras incorrecções nos dados apresentados pela mesma escola

Observe agora o Quadro 3, que informa o número de professores pelo número de turnos que leccionam. O quadro foi preenchido pela mesma escola do ensino primário.

Quadro 3: Professores pelo número de turnos que leccionam

Compare o número de turmas que aparece no Quadro 1 (47) e o número de professores pelo número de turnos que leccionam (Quadro 3).

Qual é a sua conclusão?

Responda:

Pergunta

A relação entre o número de turmas e o número de professores está correcta?

Respostas

NÃO

SIM

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Quadro 8: Número de alunos que têm livro, por disciplina e por classe

O Quadro 8 deve indicar quantos alunos têm livros de Português (ou Matemática, etc.) na 1ª classe, na 2ª classe, etc. no dia do Levantamento 3 de Março.

Observe o Quadro 8 com atenção! Agora compare o número de alunos com livro por disciplina e o total de alunos em cada classe indicado no Quadro 1.

Anote a sua conclusão. Agora compare com a nossa, clicando aqui.

O Quadro 10 indica o número de professores que possuem manuais por disciplina segundo a classe que leccionam. Quando uma professora ou um professor leccionar turmas de classes diferentes, deve-se registar em cada uma das respectivas classes. Assim, por exemplo, se uma professora lecciona uma turma da 1ª classe e outra da 3ª classe e possui os manuais para ambas as classes, ela deverá ser registada nas classes correspondentes e nas linhas referentes aos manuais que possuir.

O número de professores por classe com um determinado manual deve ser comparado com o número de professores por classe registado no quadro 9, não podendo ser superior a este.

No exemplo, o número de professores com manuais de Matemática na 1ª classe, Ciências Naturais na 3ª classe e Ciências Sociais na 5ª classe é superior ao número de professores indicado nas respectivas classes, no quadro 9 e, portanto, um dos dois quadros está incorrectamente preenchido.

Na 2ª classe o número de alunos com livro de Português (535) é maior do que o número total de alunos registados na 2ª classe no Quadro 1 (530). Como isto seria possível? Na 5ª classe os números de alunos com livro de Matemática (440) e de Ciências Naturais (448) também são maiores do que o número total de alunos registados no Quadro 1 (410). Esta situação também não é possível. Devemos contar o número de alunos com livros e não os livros! Nos restantes casos, o número de alunos com livro é menor do que o total de alunos registados no Quadro 1 e as diferenças são pequenas. Nestes casos, os dados poderiam estar correctos.

2.12