Quadro 3 (EP1) e Quadro 4 (EP2 e ESG1): o número de alunos por causa da desistência
Saber o número de alunos por causa da desistência é importante para a formulação de estratégias com o objectivo de minimizar o abandono escolar e aumentar a taxa de conclusão no nível de ensino.
A categoria “Outros motivos” refere-se ao número de alunos cuja causa de desistência seja conhecida mas não esteja indicada nas opções do quadro.
Já a categoria “Desconhecido” refere-se a “causa desconhecida”. Aqui deve-se indicar o número de alunos que desistiram por razões que a gestão da escola não conseguiu apurar junto aos pais ou responsáveis pelo aluno ou aluna.
Na correcção do inquérito com o responsável pela ZIP ou da escola, o técnico do SDEJT deverá explicar que a categoria “causa desconhecida” deve ser uma excepção, pois a gestão escolar é responsável por promover a retenção dos alunos no sistema e, para isso, deve conhecer as razões da desistência, quando ocorrerem.
Não esqueça que o Quadro 3 deve desagregar os números por sexo.
A Estratégia de Género do Sector da Educação e Desenvolvimento Humano para o Período 2016 – 2020 propõe: Assegurar que as unidades de género estejam presentes nos distritos e que tenham um mandato e autoridade claros para exercer as suas responsabilidades; que prestem contas sobre o seu desempenho; e que cooperem com as demais unidades orgânicas, particularmente Inspecção e Supervisão Pedagógica, para desenvolver e monitorar o cumprimento de políticas, estratégicas e programas para permitir uma maior aplicação das normas que combatam a discriminação de género, o assédio e o abuso sexual, garantindo a protecção das vítimas. Actualização dos dados desagregados por sexo, e sua disponibilização e divulgação nos processos de plano e monitoria, de forma a melhorar as medidas tomadas para reduzir as diferenças de género no sector. |
Atenção: o total geral de alunos por causa de desistência deve ser igual ao número total de alunos que desistiram.
Para conhecer o número de alunos que desistiram, por classe, utilize a seguinte fórmula:
Número total de alunos por classe “no início do ano lectivo”, registado no Quadro 1 do Levantamento 3 de Março |
+ |
Número total de alunos por classe que entraram depois do Levantamento 3 de Março, registado no Quadro 4 do Levantamento do Aproveitamento |
- |
Número total de alunos transferidos, por classe, registado no Quadro 4 do Levantamento do Aproveitamento |
- |
Número total de alunos por classe “no fim do ano lectivo”, registado no Quadro 1 do Levantamento do Aproveitamento |