Saltar navegação

Taxas de aproveitamento

Utilizamos dois tipos de taxa de aproveitamento:

  • A Taxa de aproveitamento escolar
  • A Taxa de aproveitamento pedagógico

A Taxa de aproveitamento escolar mostra a eficácia do sistema educativo para promover a aprendizagem, num determinado ano lectivo.

Expressa a proporção dos alunos que estão em condições de progredir para a classe subsequente (aprovados) em relação ao total de alunos matriculados no início do ano (o número de alunos que está registado no Levantamento 3 de Março).

Esta taxa expressa a eficácia do uso dos recursos alocados para o funcionamento do sistema de ensino para a progressão da criança no sistema da Educação até à conclusão.

As desistências e as reprovações causam desperdício dos recursos investidos pelo Governo, porque os resultados previstos não são alcançados.

A nossa meta é a conclusão do nível de ensino pelas crianças, com a respectiva aprendizagem!

Como calcular a Taxa de aproveitamento escolar?

Atenção! Para qualquer das taxas ser expressa em percentagem, devemos multiplicar o resultado por 100.

  

Já a taxa de aproveitamento pedagógico indica a percentagem daqueles alunos que, tendo chegado ao final do ano lectivo, foram aprovados e, assim, qualificados para progredir para a classe subsequente do sistema de ensino.

Esta taxa desconsidera os alunos que já não estão a frequentar a escola e, assim, reduz a possibilidade de medir adequadamente a eficácia do uso dos recursos para alcançar a meta desejada: a conclusão.

A Taxa de aproveitamento pedagógico é, quase sempre, maior do que a Taxa de aproveitamento escolar. Por quê? Reflicta e anote as suas ideias no seu bloco de notas.

Depois clique aqui para comparar com as nossas ideias.

 

A desagregação dos dados ajuda a compreender melhor a situação

Para comparar as taxas dos rapazes e das raparigas, desagregam-se por sexo os dados de qualquer um dos indicadores apresentados.

As taxas devem ser também desagregadas por classe para identificar quais são as classes em que as raparigas e os rapazes estão a ter mais dificuldades nas escolas do distrito.

Para identificar onde o SDEJT deverá prestar mais apoio administrativo e/ou pedagógico, desagregam-se as taxas por posto administrativo, localidade ou mesmo por escola.

Os gestores interessados em tirar conclusões e tomar decisões mais informadas para melhorar a Educação nas escolas do seu distrito devem comparar as taxas de aproveitamento com as informações do MAPA RESUMO - RESULTADOS DA SUPERVISÃO DAS ESCOLAS DO ENSINO PRIMÁRIO.

Clique aqui para aceder às Diretrizes para a Supervisão do Ensino Primário pelo Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia

A Taxa de aproveitamento pedagógico não considera os alunos que o sistema educativo “perdeu” durante o ano lectivo. Normalmente pode-se atribuir esta perda à incapacidade de o sistema educativo “reter” as crianças na escola. As duas taxas poderão ser iguais se o número de alunos no fim do ano lectivo for igual ao número de alunos no início do ano lectivo. Esta é a situação ideal!

Excepcionalmente, a Taxa de aproveitamento pedagógico será menor do que a Taxa de aproveitamento escolar se houver mais alunos no fim do que no início do ano lectivo, quando as entradas de alunos forem superiores às saídas de alunos durante o ano lectivo, depois de 3 de Março.

Pag 4.06