Taxa de desistência
Os alunos que desistem e abandonam o sistema educativo causam grande desperdício de recursos, que foram mobilizados (planificados e orçamentados) considerando que todos os alunos frequentariam a escola até concluir o nível de ensino.
A Taxa de desistência mostra a proporção de alunos que abandonaram a escola ou o sistema.
Veja como calcular:
Taxa de retenção
Para acompanhar a situação da desistência, e verificar a capacidade de cobertura do sistema da Educação, podemos utilizar a Taxa indicativa de retenção até à 3ª classe.
Esta taxa retrata o número de crianças que entraram na 1ª classe num certo ano e que, dois anos depois, chegaram à 3ª classe no tempo certo.
O sistema de informação estatística não fornece informação sobre a vida escolar de cada aluno. Assumimos que os alunos que frequentam a 3ª classe ingressaram na 1ª classe dois anos antes.
Calculamos a Taxa de retenção até à 3ª classe dividindo o número de alunos na 3ª classe num certo ano pelo número de alunos na 1ª classe, dois anos antes.
Porque alguns dos alunos que estão na 3ª classe podem estar a repetir a 3ª classe, outros podem ter repetido a 2ª e/ou a 1ª classe, esta taxa apresenta-nos quase sempre uma retenção superior à retenção real.
Actualmente, mais raparigas estão na escola do que nunca. No entanto, elas nem sempre têm as mesmas oportunidades que os rapazes de completar e se beneficiar de uma educação da sua escolha. Muitas meninas e mulheres são prejudicadas por preconceitos, normas sociais e expectativas que influenciam a qualidade da educação que recebem e os assuntos que estudam. |
![]() |
As meninas e mulheres estão particularmente sub-representadas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática e, consequentemente, sub-representadas nestas carreiras. Muito pode ser feito pelos gestores da Educação para incentivar as raparigas a se interessarem por estas áreas e, assim, equilibrar as oportunidades para o futuro das raparigas e dos rapazes. |