Saltar navegação

4.5 Os alunos graduados progridem para o nível subsequente?

A conclusão do ensino primário pelas crianças moçambicanas é uma prioridade do Governo, e é claramente proposta na estratégia do sector e nos seus planos operacionais.

Isto não quer dizer que a criança termina os seus estudos no fim do ensino primário.

Os gestores devem envidar esforços no sentido de garantir que os graduados do ensino primário ingressem no ensino secundário, e que completem o ensino básico de nove classes, como base para continuar os seus estudos.

Um dos indicadores que informam o resultado desta transição de um nível de ensino para outro é a Taxa de transição do EP para o ESG.

Esta taxa é calculada dividindo o número de novos ingressos num certo nível pelo número de alunos que concluíram o nível anterior, no ano precedente.

Pode-se calcular esta taxa também para a transição entre os graus, ciclos e mesmo classes.

A Taxa de transição reflecte a eficácia na oferta da possibilidade de continuação dos estudos para aqueles que concluem um nível de ensino. A taxa de transição entre o ensino primário e o ensino secundário tem-se mantido estável em Moçambique desde 2004, por volta dos 70%.

Com frequência considera-se que as raparigas enfrentam mais barreiras do que os rapazes na transição do ensino primário para o ensino secundário. Isto será verdade no seu distrito?

4.13