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4.2 Os alunos estão a aprender?

A verificação do desenvolvimento pelos alunos das competências previstas no plano curricular é feita através de avaliações formativas e sumativas.

As avaliações recolhem dados que nos permitem:

  • Ao nível pedagógico: comparar o que foi ensinado com o que foi aprendido pelo aluno, a fim de melhorar o ensino e a aprendizagem;
  • Ao nível administrativo: analisar o conjunto dos resultados obtidos pelos alunos para avaliar a situação e tomar decisões para melhorar a eficácia do sistema da Educação.

Nas escolas, no final de cada trimestre, são calculadas médias ponderadas das avaliações individuais.

As taxas de aproveitamento e de reprovação mostram, no final do ano lectivo, a percentagem de alunos que apresentam resultados suficientes ou insuficientes para progredir de classe.

O esquema abaixo mostra como se chega às taxas de aproveitamento e de reprovação, a partir das avaliações formativas e sumativas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem.

Os dados sobre o número de alunos com médias individuais suficientes e/ou insuficientes são recolhidos no Levantamento do Aproveitamento Escolar, preenchido anualmente pela escola, no final do ano lectivo.

Lembra-se dos mapas do Inquérito do Levantamento do Aproveitamento Escolar? Se precisar de refrescar a memória sobre este assunto, clique aqui para voltar à Sessão 1.

Têm a função de analisar e identificar a adequação do ensino oferecido com a verdadeira aprendizagem pelos alunos para aprimorar, regular e orientar o processo de ensino.

A avaliação sumativa consiste num juízo globalizante que conduz à classificação para a decisão sobre a progressão nas classes não terminais, a transição para o ano de escolaridade subsequente, a conclusão e a certificação do respectivo nível de ensino.

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