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Relacionando a Taxa Bruta e a Taxa Líquida de Escolarização num distrito

Estudo de caso

Utilizando o Livro de Indicadores, iremos relacionar a evolução da Taxa Bruta e da Taxa Líquida de Escolarização no Ensino Primário num certo distrito, numa tabela.

Escolhemos como o nosso estudo de caso o Distrito de Lago, na Província de Niassa, no extremo Noroeste do país.

Localização do Distrito de Lago

Para preparar uma tabela, procedemos assim:

  • Seleccionamos a província e o distrito desejado na folha de Parâmetros-B do Livro de Indicadores (seleccionamos o Distrito de Lago, na Província do Niassa)
  • Seleccionamos a série histórica de 2009 a 2018, por exemplo
  • No Índice, seleccionamos a Folha B3.1s: Taxa Bruta de Escolarização no Ensino Primário
  • Nesta Folha B3.1s, copiamos (CTRL+C) a coluna dos anos e da % Total da Taxa Bruta de Escolarização
  • Colamos num novo documento Excel (CTRL+V)
  • De seguida, seleccionamos a Folha B4s: Taxa Líquida de Escolarização no Ensino Primário
  • Nesta Folha B4s, copiamos a coluna de % Total da Taxa Líquida de Escolarização (CTRL+C)
  • Colamos (CTRL+V) a coluna na mesma tabela da nova folha Excel, ao lado da coluna com a Taxa Bruta de Escolarização
  • Damos um título completo à tabela, e indicamos a fonte dos dados

A Folha B4s oferece o gráfico comparativo automaticamente:

Quais são as hipóteses a considerar na comparação das duas taxas?

  • Em todo o período (excepto em 2017 e 2018) a Taxa Líquida de Escolarização no Ensino Primário apresenta valores acima de 100% o que pode significar problemas na projecção da população ou nos dados do censo escolar, uma vez que estas taxas são calculadas a partir de dados destas duas fontes diferentes de dados.

  • Os dados mostram, ao longo do período em análise, um comportamento semelhante entre as taxas Líquida e Bruta de Escolarização: não só decresce a proporção de crianças fora da faixa etária na escola, como também na faixa etária oficial.

  • A situação desejada é de uma aproximação das duas taxas em torno dos 100%. Neste caso, uma tendência decrescente da Taxa Bruta e crescente da Taxa Líquida de Escolarização. Isto significaria cada vez menos crianças fora da faixa etária oficial e mais na faixa etária oficial no sistema de ensino.

  • A observação do comportamento destas duas taxas nos anos subsequentes dará um quadro mais claro da situação da escolarização neste distrito.

 

7.19