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O equilíbrio de género no acesso ao Ensino Primário

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o número de mulheres é maior do que o número de homens na população em Moçambique, cerca de 100 mulheres para 93,3 homens (2019).

O objectivo das políticas de equilíbrio de género é ter uma representação aproximada de metade de mulheres e metade de homens em todos os sectores da sociedade.

A esta situação desejada chamamos de paridade de género.

Todos os relatórios apresentados no Livro de Indicadores possibilitam a desagregação dos dados por sexo, onde aplicável, para a verificação indicativa da situação do equilíbrio de género.

Podemos acompanhar, por exemplo, a evolução histórica da participação da rapariga, por classe, na Folha A1s: Número de alunos, percentagem de raparigas e número de turmas por classe.

Ao seleccionarmos os dados de 1ª a 5ª classes, no Distrito de Funhalouro, Inhambane, obteremos o seguinte gráfico:

Vamos praticar!

Pergunta

O que podemos concluir deste gráfico?

Podemos considerar que havia uma paridade praticamente perfeita entre rapazes e raparigas nas 5 classes do Ensino Primário em 2008.

Respostas

Verdadeiro

Falso

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Pergunta

No período considerado, as raparigas foram mais numerosas do que rapazes na 1ª classe neste distrito.

Respostas

Verdadeiro

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Pergunta

Os rapazes foram a maioria na 2ª classe a partir de 2013 até 2017.

Respostas

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Pergunta

As raparigas foram a maioria na 3ª, 4ª e 5ª classes a partir de 2009 até 2017.

Respostas

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Pergunta

No período considerado, as meninas não chegaram a constituir menos do que 45% do total de alunos.

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Pergunta

Podemos dizer que, em 2017, quanto mais avançada a classe, mais os rapazes são maioria.

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7.17