Saltar navegação

6.2 A alimentação de dados no EducStat

A base de dados do EducStat guarda todos os dados recolhidos pelos inquéritos do Levantamento 3 de Março e do Levantamento do Aproveitamento, de todas as escolas no país, desde o seu lançamento, em 2004, pelo Ministério da Educação.

Vejamos como funciona o processo de alimentação de dados no EducStat:

A. RECOLHA DE DADOS NAS ESCOLAS: Os mapas dos levantamentos estatísticos do 3 de Março e do Aproveitamento Escolar são preenchidos nas escolas, anualmente, nas mesmas datas: em 3 de Março e no final do ano lectivo, em Dezembro.
B. VALIDAÇÃO NO DISTRITO: Os mapas são verificados pelos técnicos distritais em colaboração com as escolas, a fim de eliminar lacunas e inconsistências, validando os dados em todos os quadros.
C. DIGITAÇÃO NA PROVÍNCIA: Os técnicos distritais levam uma cópia dos mapas já validados à DPE - Direcção Provincial de Educação, e apoiam o processo de lançamento de dados no sistema digital do EducStat. As províncias têm procedimentos diferentes para este passo, mas todas fazem o lançamento dos dados, nos prazos previstos. Este processo tem que ser feito com cuidado para evitar erros de digitação e leva tempo nas províncias com muitas escolas!
D. CÓPIA DOS DADOS PARA O DISTRITO: Depois de fazer a introdução dos dados novos de cada distrito, uma cópia do ficheiro digital pode ser gravada num dispositivo móvel. Os técnicos distritais podem levar este ficheiro de volta ao seu distrito, já com os dados mais recentes do distrito digitalizados.
E. ENVIO DE DADOS PROVINCIAIS PARA O MINEDH: Quando os mapas de todos os distritos já estiverem digitalizados, uma cópia da base de dados é enviada para o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), onde é feita a sua consolidação na versão nacional do EducStat.

uma unidade flash ou USB

6.05