Segundo a Política de Difusão da Informação Estatística, deve ser seguida uma estratégia de desconcentração das actividades de divulgação da informação estatística para o nível local. As estatísticas do sector da Educação podem ser disseminadas de diferentes maneiras no distrito. |
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Na abertura do ano lectivo, por exemplo, podem ser apresentados os resultados educativos mais recentes. Durante a cerimónia, pode-se:
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Nas reuniões com a população, o SDEJT pode partilhar os desafios, oportunidades, forças e fraquezas do sistema educativo no distrito, explicando a importância dos dados e divulgando os resultados obtidos. Assim, pais e encarregados da educação das crianças e adolescentes podem ficar mais conscientes do seu papel para alcançar uma Educação de qualidade para todos! |
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As estatísticas da Educação devem ser também disseminadas durante as reuniões de planificação e de balanço. Afinal, os indicadores são a base para tomar as decisões quanto às actividades a serem implementadas, ao orçamento a ser apresentado, e à prioridade das acções a executar. A divulgação dos resultados educativos, com dados bem apresentados, dá maior credibilidade ao SDEJT, e proporciona bons argumentos para defender a proposta de orçamento. |
O SDEJT deve estar preparado para apresentar informações fiáveis a qualquer momento que for chamado a participar de eventos. A disseminação sistemática dos dados estatísticos da Educação no distrito revela a qualidade de gestão do sistema e a capacidade de organização do SDEJT. Dados bem organizados, preparados e apresentados causam muito boa impressão nos dirigentes provinciais e do nível central, quando estes visitam o distrito. |
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Ao fazer visitas de supervisão às escolas, os técnicos do SDEJT devem aproveitar para disseminar e discutir os resultados obtidos pela escola. Assim, os membros do Conselho de Escola e da direcção da escola podem perceber que é importante tomar decisões na base de evidências estatísticas. |