Saltar navegação

Desconcentração da disseminação dos dados estatísticos

Segundo a Política de Difusão da Informação Estatística, deve ser seguida uma estratégia de desconcentração das actividades de divulgação da informação estatística para o nível local.

As estatísticas do sector da Educação podem ser disseminadas de diferentes maneiras no distrito.

Na abertura do ano lectivo, por exemplo, podem ser apresentados os resultados educativos mais recentes.

Durante a cerimónia, pode-se:

  • realçar os aspectos que precisam de ser melhorados, apelando à acção daqueles que têm um papel a jogar neste processo;
  • partilhar os sucessos, felicitar os responsáveis e, assim, motivar a continuação das boas práticas.

 

Nas reuniões com a população, o SDEJT pode partilhar os desafios, oportunidades, forças e fraquezas do sistema educativo no distrito, explicando a importância dos dados e divulgando os resultados obtidos.

Assim, pais e encarregados da educação das crianças e adolescentes podem ficar mais conscientes do seu papel para alcançar uma Educação de qualidade para todos!

 

As estatísticas da Educação devem ser também disseminadas durante as reuniões de planificação e de balanço.

Afinal, os indicadores são a base para tomar as decisões quanto às actividades a serem implementadas, ao orçamento a ser apresentado, e à prioridade das acções a executar.

A divulgação dos resultados educativos, com dados bem apresentados, dá maior credibilidade ao SDEJT, e proporciona bons argumentos para defender a proposta de orçamento.

 

O SDEJT deve estar preparado para apresentar informações fiáveis a qualquer momento que for chamado a participar de eventos.

A disseminação sistemática dos dados estatísticos da Educação no distrito revela a qualidade de gestão do sistema e a capacidade de organização do SDEJT.

Dados bem organizados, preparados e apresentados causam muito boa impressão nos dirigentes provinciais e do nível central, quando estes visitam o distrito.

 

Ao fazer visitas de supervisão às escolas, os técnicos do SDEJT devem aproveitar para disseminar e discutir os resultados obtidos pela escola.

Assim, os membros do Conselho de Escola e da direcção da escola podem perceber que é importante tomar decisões na base de evidências estatísticas.

10.05