A cobertura do sistema educativo
Para recordar este assunto, pode rever a Sessão 3 deste módulo de capacitação.
Para garantir a cobertura da Educação no nosso distrito, queremos que as crianças ingressem e permaneçam na escola até completarem o nível de ensino.
Devemos reduzir o número de crianças que não frequentam a escola. Temos de garantir que o ingresso na escola cresça mais rápido do que a população! |
O documento de divulgação poderá mostrar:
- a evolução do número de alunos no distrito, especialmente no Ensino Primário;
- a evolução da proporção das raparigas, para informar sobre a equidade de género na cobertura;
- a evolução da taxa de admissão, para mostrar o nível de acesso da população à 1ª classe;
- a evolução da taxa de escolarização, para mostrar o nível de cobertura médio num dado ciclo de ensino.
Compare as possibilidades existentes no Livro de Indicadores. E depois decida como quer apresentar a informação da cobertura educativa no seu distrito. |
A informação pode ser apresentada com mais detalhes numa tabela, num certo ano, para destacar as diferenças entre postos administrativos, localidades e/ou escolas. Por exemplo:
Número de alunos por sexo e percentagem de raparigas na 1ª classe, por escola, na Localidade de Espungabera Sede, Posto Administrativo de Espungabera, Distrito de Mossurize, Nota. Critérios de realce de células: < 45% (em vermelho); > 55% (em verde) |
A informação pode ser apresentada resumidamente num gráfico, usando a série histórica, para comparar a evolução de uma certa situação em distritos seleccionados. Por exemplo:
Taxa Bruta de Admissão no Ensino Primário, escolas públicas, Distritos de Mossurize, Sussundenga e |
A informação pode ser apresentada desagregada por género, para mostrar a equidade ou inequidade entre rapazes e raparigas. Por exemplo:
Número de alunos no Ensino Primário, por sexo e percentagem de raparigas; |
A informação distrital pode ser apresentada em comparação com outros distritos da província.
Por exemplo:
Taxa de Reprovação na 5a Classe, por distrito, |
Existem muitas possibilidades!
Clique aqui para ver quais são os indicadores disponíveis no Livro sobre a dimensão da cobertura educativa.