Saltar navegação

10.1 A importância da difusão da informação estatística

As estatísticas

  • permitem uma gestão pública baseada em evidências e com melhores resultados do que a implementação de acções sem uma base na realidade no terreno;
  • estimulam a transparência e facilitam o acompanhamento e avaliação do alcance das metas e objectivos estabelecidos nas políticas e estratégias nacionais;
  • auxiliam o Governo a organizar as despesas, priorizar acções e orientar o desenvolvimento.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é o principal produtor de estatística em Moçambique. A Direcção de Planificação e Cooperação (DIPLAC), como a área que superintende a área de estatística no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano - MINEDH, é um órgão delegado do INE e, por conseguinte, tem a competência de produzir as estatísticas oficiais do sector da Educação.

Disseminação

A Resolução nº 6/99 de 13 de Outubro, do Conselho Superior de Estatística, aprovou a Política de Difusão da Informação Estatística no âmbito do Sistema Estatístico Nacional de Moçambique.

Segundo a Política de Difusão, a informação estatística constitui uma das “ferramentas indispensáveis, não só para as instituições públicas, como também para os diferentes segmentos da sociedade. Este facto impõe aos órgãos produtores de estatísticas uma maior responsabilidade, não apenas no capítulo da produção, como também e sobretudo na divulgação dessa informação. Com efeito, a difusão da informação estatística oficial produzida no quadro do SEN constitui uma das funções fundamentais do Sistema”.

Os objectivos específicos da Política de Difusão são:

  • divulgar a informação estatística aos diferentes utilizadores, com vista a criar uma base alargada de disseminação;
  • disseminar o conhecimento estatístico junto da população, como forma de promover o seu envolvimento na realização dos planos de desenvolvimento do país.

 

10.04