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Desagregação das taxas de admissão e de escolarização

Para obtermos um retrato mais preciso da Educação no nosso distrito, podemos desagregar os dados da admissão e escolarização por território e por sexo:

  • Para comparar com mais clareza as diferenças nas oportunidades de acesso ao ensino pelos diferentes segmentos da população.
  • Para identificar com mais clareza as oportunidades e desafios.
  • Para tomar decisões mais informadas, e que conduzam a uma equidade cada vez maior no acesso e retenção das crianças no sistema de ensino.

Tomemos o exemplo da província de Cabo Delgado, no ano de 2016.

A média provincial da Taxa de escolarização aos 6 anos
na Província de Cabo Delgado era de 83,4% em 2016
.

Ao observarmos esta informação agregada, podemos ter a ideia de que as taxas distritais estejam próximas deste valor e que mulheres e homens estejam em situação semelhante.

Vejamos, no entanto, o que acontece, quando observamos a mesma taxa desagregada por distrito e por sexo.

O que podemos observar na tabela? Anote as suas observações no seu caderno.

Depois clique aqui para conhecer as nossas ideias.

Desagregar quer dizer separar, dividir em partes com características diferentes, a fim de melhor perceber a natureza de um fenómeno. Desagregar os dados significa classificá-los de acordo com certas características

Notamos que há distritos com taxa muito abaixo da taxa provincial (Ancuabe, por exemplo) e outros acima (Montepuez, por exemplo). Esta informação detalhada/desagregada permite aos gestores do sector da Educação na província melhor decidir em que distritos é necessária uma intervenção para melhorar a taxa na província.

A desagregação mostra-nos igualmente algumas anomalias, com valores acima de 100% (Palma, por exemplo). Esta informação pode motivar-nos a fazer uma auditoria aos dados recolhidos naquele distrito durante os levantamentos escolares, ou investigar melhor outras causas possíveis.

Notamos que a taxa provincial da escolarização das mulheres é inferior à dos homens. Ao analisarmos por distrito notamos, no entanto, que a situação não é generalizada. Pelo contrário. Em vários distritos, a escolarização aos 6 anos é menor para as crianças do sexo masculino (Ibo, por exemplo).

3.12