Para aumentar a cobertura da Educação no nosso distrito, queremos garantir que as crianças ingressem e permaneçam na escola até completarem o nível de ensino.
Devemos reduzir o número de crianças que não frequentam a escola.
Para aumentar a cobertura, e reduzir o número de crianças fora da escola, temos de garantir que o ingresso cresça mais rápido do que a população!
E devemos ainda garantir que a desistência seja a menor possível, para evitar que o que se ganha ao garantir o ingresso da criança seja perdido se o aluno abandonar a escola.
Podemos saber se o número de alunos no sistema de ensino no nosso distrito está a aumentar, analisando o crescimento absoluto e relativo do número de alunos. O crescimento absoluto de alunos é calculado como a diferença do número de alunos entre dois anos. O crescimento relativo anual é calculado como o quociente entre o crescimento absoluto e o número de alunos do ano anterior. |
![]() |
Parece fácil, não é? Infelizmente, o crescimento do número de alunos não informa até que ponto a oferta de Educação conseguiu abranger todas as crianças que vivem no distrito. Para conhecer a cobertura, ou seja, a abrangência do sistema para raparigas e rapazes, precisamos comparar o número de alunos que estão no sistema com o número de crianças que deveriam estar no sistema de ensino. Para conhecer o número de crianças que deveriam estar na escola, verificamos o número de crianças em idade escolar que existe na população:
Para conhecer a cobertura, devemos verificar:
Com estas informações, os planificadores e gestores devem ser capazes de tomar decisões para que todas as raparigas e todos os rapazes moçambicanos estejam a estudar e que possam ingressar na 1ª classe no ano em que, até 30 de Junho, completam 6 anos de idade. |