Saltar navegação

3.3 Indicadores de cobertura do sistema de ensino

Para aumentar a cobertura da Educação no nosso distrito, queremos garantir que as crianças ingressem e permaneçam na escola até completarem o nível de ensino.

Devemos reduzir o número de crianças que não frequentam a escola.

Para aumentar a cobertura, e reduzir o número de crianças fora da escola, temos de garantir que o ingresso cresça mais rápido do que a população!

E devemos ainda garantir que a desistência seja a menor possível, para evitar que o que se ganha ao garantir o ingresso da criança seja perdido se o aluno abandonar a escola.

Podemos saber se o número de alunos no sistema de ensino no nosso distrito está a aumentar, analisando o crescimento absoluto e relativo do número de alunos.

O crescimento absoluto de alunos é calculado como a diferença do número de alunos entre dois anos.

O crescimento relativo anual é calculado como o quociente entre o crescimento absoluto e o número de alunos do ano anterior.

Parece fácil, não é?

Infelizmente, o crescimento do número de alunos não informa até que ponto a oferta de Educação conseguiu abranger todas as crianças que vivem no distrito.

Para conhecer a cobertura, ou seja, a abrangência do sistema para raparigas e rapazes, precisamos comparar o número de alunos que estão no sistema com o número de crianças que deveriam estar no sistema de ensino.

Para conhecer o número de crianças que deveriam estar na escola, verificamos o número de crianças em idade escolar que existe na população:

  • Quantas crianças com a idade para estar na escola existem no distrito?

Para conhecer a cobertura, devemos verificar:

  • Quantas destas crianças estão de facto na escola?

Com estas informações, os planificadores e gestores devem ser capazes de tomar decisões para que todas as raparigas e todos os rapazes moçambicanos estejam a estudar e que possam ingressar na 1ª classe no ano em que, até 30 de Junho, completam 6 anos de idade.

Pag 3.06