A relação entre o número de crianças que entram e permanecem na escola e o número de crianças que deveriam entrar e permanecer na escola revela a capacidade do sistema em disponibilizar o acesso e promover a retenção: a cobertura. Utilizamos dois indicadores principais para medir a cobertura do sistema educativo:
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Estes indicadores devem ser sempre desagregados por sexo, para dar uma ideia da situação das raparigas e dos rapazes. A taxa de admissãoInforma sobre a proporção de crianças que foram admitidas no sistema educativo.
A taxa de escolarizaçãoExpressa a proporção de crianças que estão matriculadas num determinado nível de ensino. Consideraremos aqui 3 tipos de taxa de escolarização:
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Entre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral da ONU, em Setembro de 2015, e documentados na Agenda 2030, estão: O Objectivo 4: Educação de Qualidade, com 23 indicadores. Entre eles, a Taxa de crianças e jovens fora da escola, para medir a cobertura do sistema educativo. O Objectivo 5: Igualdade de Género, com 14 indicadores. Entre eles, a existência de um sistema nacional de produção de dados para a monitoria da igualdade de género e o empoderamento das mulheres. Clique aqui para conhecer todos os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável |
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