Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas
Feedback
Verdadeiro
Cada escola tem sempre apenas um código de identificação. Na mesma escola podem ser leccionados diferentes níveis de ensino.
Feedback
Verdadeiro
O Quadro 1 ajuda a conferir o total de alunos por classe e o total global e a comparar o número de alunos com o número do ano anterior, certificando a validade dos dados.
Feedback
Verdadeiro
Se um professor lecciona dois níveis de ensino, ela/ele é registada/o no nível de ensino em que lecciona mais horas.
Se na escola há professores que trabalham na secretaria (e não dão aulas), estes não são incluídos no quadro 2. Os professores que não dão aulas e trabalham na escola são registados no quadro 6 (outros trabalhadores não docentes).
Estes dados ajudam a estabelecer a relação entre o número de alunos matriculados e o número de professores disponíveis para dar aulas na escola.
Feedback
Falso
Atenção: o total de professores distribuídos por turno do Quadro 3 será sempre igual ao total de professores do Quadro 2.
A soma do produto dos professores pelo número de turnos que leccionam (1 turno; 1,5 turno; 2 turnos) deve ser igual ao total do número de turmas registadas no Quadro 1. Por exemplo: se uma escola tiver 9 turmas e 8 professores, significa que 1 professor lecciona duas turmas (dois turnos) ou que 2 professores leccionam 1,5 turno cada.
Feedback
Verdadeiro
Existe apenas uma excepção: o número poderia ter aumentado se a escola tivesse acolhido muitos alunos transferidos.
O total de alunos examinados deve ser igual ou inferior ao total de alunos que chegaram ao fim do ano lectivo.
O total de alunos aprovados deve ser igual ou inferior ao total de alunos que chegaram ao fim do ano lectivo.
Feedback
Falso
No Quadro 3, preenche-se o número de alunos desistentes, por classe, por motivo de desistência. Os registos na escola são as principais fontes destes dados. Os professores, em coordenação com os serviços administrativos na escola, devem colaborar para o fornecimento destes dados. Estes dados são muito importantes para se perceber quais são as principais razões para o abandono escolar, para que o SDEJT possa tomar decisões para melhorar a situação.