A gestão da recolha dos dados é papel do SDEJT enquanto a gestão da fiabilidade estatística é papel da DPEDH e do MINEDH, em nome do INE
O papel do SDEJT é o de garantir que os inquéritos escolares sejam devidamente preenchidos e forneçam dados reais e coerentes, conforme previsto especialmente nos artigos 11, 25, 26 e 27 do Sistema Estatístico Nacional - SEN, aprovado pela Lei nº 7/96, de 5 de Julho.
O director de escola é formalmente responsável pelo preenchimento dos dados nos quadros dos inquéritos escolares e pela veracidade dos dados, que é conferida (autenticada) pela sua assinatura e pelo carimbo da escola.
O artigo 11 da Lei nº 7/96, de 5 de Julho, estabelece o princípio da fiabilidade, que consiste no dever de o INE, no âmbito do SEN, produzir estatísticas de maneira que traduzam, o mais fielmente possível, a realidade e os fenómenos que se propõe a quantificar.
A Direcção de Planificação e Cooperação (DIPLAC), que superintende a área de estatística no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano – MINEDH - é um órgão delegado do INE e, por conseguinte, tem a competência de produzir as estatísticas oficiais do sector da Educação, cujas fontes e métodos de produção devem ser apresentados e explicados.
O programa Educstat é o aplicativo desenvolvido pelo MINEDH para a introdução, validação e consulta dos dados recolhidos através dos inquéritos do 3 de Março e do aproveitamento escolar.