Saltar navegação

1.2 A lista nominal de escolas

Os inquéritos devem incluir todas as escolas

Os inquéritos escolares devem ter uma cobertura universal, pois constituem um censo escolar. Os técnicos do SDEJT devem garantir que todas as escolas recebam, compreendam e preencham correctamente os inquéritos escolares. A escola é a base dos inquéritos estatísticos da Educação, tanto do 3 de Março quanto do aproveitamento escolar.

O SDEJT deve ter a lista nominal de escolas do distrito sempre actualizada, isto é, com a inclusão das novas escolas que funcionam num determinado ano lectivo. A Sessão 6 vai apresentar o modelo da Lista Nominal de Escolas. 

Cada escola é identificada por um código único e por um nome. O código é o elemento mais importante da identificação da escola, precisamente por ser único.

Numa mesma escola, podem ser leccionados diferentes níveis de ensino. Por exemplo: o Ensino Primário e o Ensino Secundário. Pode também haver cursos de alfabetização de adultos ou outros níveis de ensino.

Quando todas as escolas preencherem os inquéritos escolares, podemos dizer que o SDEJT alcançou uma cobertura do censo escolar em 100%.

Cada distrito imprime a sua lista nominal de escolas para controlar a cobertura dos levantamentos estatísticos, e anexa este documento à Guia de Remessa dos inquéritos para a DPE.

A lista nominal de escolas elaborada pelo SDEJT pode incluir escolas ainda sem código (as novas escolas que começam a funcionar no ano lectivo correspondente). A DPE insere os códigos das novas escolas nos inquéritos, ao mesmo tempo em que informa os novos códigos aos SDEJT. Por sua vez, o SDEJT informa às respectivas escolas os seus códigos, que devem ser utilizados em todos os documentos de identificação da escola.

facilitadora5

Direcção Provincial de Educação
Cobertura é um termo que designa a percentagem de abrangência ou participação das escolas em relação ao número total de escolas existentes
Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia

Pag 1.08