O livro escolar – na verdade, todos os livros! - é muito importante para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno:
|
![]() |
Atenção! O SDEJT deve incentivar as escolas a desenvolver acções que promovam a conservação do livro escolar envolvendo alunos, pais e professores. |
Durante o Levantamento 3 de Março são recolhidos dados sobre o número de alunos que possuem livros na data do levantamento.
Estes dados ajudam a monitorar a disponibilidade dos livros através do indicador Número e proporção (%) de alunos com livros.
A fórmula de cálculo deste indicador é muito simples.
Para apresentar a proporção na forma de percentagem, multiplique o resultado por 100.
Pode-se calcular este indicador por classe, título e também nas diferentes zonas do distrito e por escola.
Este indicador ajuda-nos a elaborar melhor a lista de distribuição dos livros no ano seguinte, porque podemos definir melhor a quantidade de um certo título a enviar para uma certa zona ou escola, para equilibrar o acesso a este recurso dentro do distrito. |
Durante o Levantamento Estatístico 3 de Março são recolhidos dados também sobre o número de professores com o Manual do Professor, por disciplina. O indicador sobre a proporção de professores com o Manual do Professor não faz parte deste Módulo POEMA.