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5.4 Indicadores da distribuição do livro escolar

O livro escolar – na verdade, todos os livros! - é muito importante para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno:

  • O professor usa o Manual do Professor em conjunto com o livro do aluno para auxiliar na planificação das aulas, propor e corrigir exercícios e partilhar exemplos com os alunos;
  • O aluno usa o livro escolar para consolidar e rever a matéria tratada na aula, lendo os textos, resolvendo e corrigindo os exercícios propostos.

Atenção!

O SDEJT deve incentivar as escolas a desenvolver acções que promovam a conservação do livro escolar envolvendo alunos, pais e professores.

Durante o Levantamento 3 de Março são recolhidos dados sobre o número de alunos que possuem livros na data do levantamento.

Estes dados ajudam a monitorar a disponibilidade dos livros através do indicador Número e proporção (%) de alunos com livros.

A fórmula de cálculo deste indicador é muito simples.

Para apresentar a proporção na forma de percentagem, multiplique o resultado por 100.

Pode-se calcular este indicador por classe, título e também nas diferentes zonas do distrito e por escola.

Este indicador ajuda-nos a elaborar melhor a lista de distribuição dos livros no ano seguinte, porque podemos definir melhor a quantidade de um certo título a enviar para uma certa zona ou escola, para equilibrar o acesso a este recurso dentro do distrito.

Durante o Levantamento Estatístico 3 de Março são recolhidos dados também sobre o número de professores com o Manual do Professor, por disciplina. O indicador sobre a proporção de professores com o Manual do Professor não faz parte deste Módulo POEMA.

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