Quais são as consequências mais comuns da distribuição inadequada de recursos entre as unidades de ensino existentes no seu distrito?
Anote no seu bloco de notas e depois clique nos títulos para conhecer a nossa opinião.
Sobre os professores, directores e pessoal administrativo
Sobre as salas de aula e seu equipamento
Sobre os livros escolares e outros materiais didácticos
Atenção!
A distribuição dos recursos não deve ser igual para todos, mas sim buscar a equidade, para responder às necessidades. Ou seja, devemos distribuir mais para quem tem menos, e premiar aqueles que cuidam bem dos recursos que têm!
A distribuição inadequada dos professores pode levar a turmas superlotadas ou a turmas muito reduzidas. Enquanto a superlotação dificulta muito a aprendizagem, as turmas reduzidas desperdiçam este recurso tão precioso que é o professor! Os melhores professores devem ser alocados pelas escolas às primeiras classes, o fundamento da aprendizagem. A nomeação dos directores deve considerar a sua qualificação e capacitação. A qualidade dos directores de escola tem um impacto grande, tanto positivo quanto negativo, nos indicadores da Educação no distrito. Nas escolas grandes, a falta de pessoal administrativo pode prejudicar a gestão interna dos recursos. O SDEJT tem também um papel fundamental na verificação dos mapas de efectividade preparados nas escolas, para controlar a assiduidade do pessoal.
A gestão da construção, manutenção e ocupação das salas de aula é de extrema importância porque é um dos recursos que mais pesam no orçamento do sector da Educação. A construção descuidada pode levar a uma deterioração rápida da estrutura e dos materiais, enquanto a falta de manutenção preventiva piora ainda mais a situação.
A deterioração dos equipamentos escolares acontece principalmente onde não existe uma gestão cuidadosa. O SDEJT é responsável pela gestão dos bens do Estado alocados à Educação no distrito. A unidade de ensino à qual os bens estão afectos é responsável pela sua conservação.
Alguns aspectos infraestruturais são particularmente benéficos para a permanência das raparigas no sistema de ensino, nomeadamente a existência de fontes de água no recinto escolar, casas de banho separadas, com água e tranquetas, iluminação externa, entre outros.
A infraestrutura também pode ajudar a inclusão de crianças/utentes com necessidades especiais: existência de rampas de acesso às salas de aulas e blocos administrativos, portas largas o suficiente para a passagem de cadeiras de rodas, casas de banho com acesso adequado, entre outros aspectos.
Os livros escolares são o material didáctico de maior impacto na aprendizagem no ensino primário, se utilizados pelos professores, é claro. A falta de conhecimento pelos professores sobre a utilização eficiente e a conservação dos livros de distribuição gratuita contribui para o desperdício deste recurso essencial para o sistema educativo.
A planificação e operacionalização da distribuição dos livros de distribuição gratuita são tarefas essenciais do SDEJT. Outros materiais didácticos também devem ser equitativamente distribuídos pelas unidades de ensino.