O Plano Estratégico da Educação 2020-2029 tem como um dos desafios o reforço do sistema de informação estatística do sector, daí que a obra que tenho o prazer de apresentar, visa melhorar a capacidade profissional dos técnicos de estatística e gestores do sector da Educação no distrito, no exercício de planificação e de tomada de decisão com base em evidências.
Ao mesmo tempo, estamos a responder à Política de Difusão da Informação Estatística, através da desconcentração e disseminação do conhecimento estatístico, como forma de promover a realização dos planos de desenvolvimento do país.
Este módulo de capacitação POEMA em Estatísticas da Educação no Distrito devolve ao distrito os seus próprios dados, colectados no terreno, organizados de forma sistemática em indicadores seleccionados, nas três dimensões do sector da Educação: o acesso à educação para todas as moçambicanas e moçambicanos, a eficácia interna do sistema de ensino, para levar os alunos à conclusão de nível, e a distribuição equitativa dos recursos educativos, tais como professores, livros e infraestruturas escolares. Os dados podem ser analisados de forma desagregada, por sexo, para verificar e garantir a equidade de género e por território, para reduzir as disparidades regionais.
Os temas de aprendizagem do módulo atendem aos desafios concretos dos técnicos da Educação no distrito, desde a orientação dos directores de escola para a recolha dos dados nos levantamentos anuais, passando pela validação e digitalização dos inquéritos, até a disseminação local das informações estatísticas.
O módulo POEMA, Estatísticas da Educação no Distrito, tem o formato digital e auto-instrucional na procura de atender a política do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, no âmbito do desenvolvimento profissional de recursos humanos no seu local de trabalho.
O módulo é constituído por 10 sessões temáticas, com uma duração de 2 a 3 horas por sessão, recorrendo a uma abordagem didáctica que privilegia a prática e a reflexão, com base em desafios reais, adoptando uma forma inovadora de aprendizagem, interactiva e multimédia.
Este é um resultado do trabalho reconhecido pela equipa multidisciplinar que desenvolveu o conceito e produziu o módulo POEMA, sob a liderança institucional da Direcção de Planificação e Cooperação do MINEDH, pelo que agradeço, também, aos nossos colegas dos distritos que testaram a abordagem e os conteúdos desenvolvidos.
Os nossos agradecimentos são extensivos aos nossos parceiros tradicionais na abordagem POEMA, a Cooperação Alemã (GIZ) e a UNICEF, pelo apoio prestado na elaboração deste instrumento.
Faço votos de que este volume complemente os demais módulos do POEMA e nos impondere na prestação de um serviço, cada vez mais profissionalizante.
Cabe agora aos colegas nos distritos assumirem a responsabilidade de usar o módulo para profissionalizarem-se ainda mais.
Juntos, por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade!
CARMELITA RITA NAMUSHULUA
MINISTRA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO