O professor “Geraldo” necessita de elaborar uma prova para servir como instrumento de avaliação para os seus alunos. Discuta com o seu colega, os passos que o professor “Geraldo” deve seguir para elaborar a prova em causa.
Os alunos aprendem conteúdos diferentes, influenciados pelos planos de ensino (que precisam de ser integralmente cumpridos e avaliados); pelo próprio interesse do professor e pelos interesses e escolhas dos alunos.
Os objectivos de cada unidade temática contemplam actividades, mas nem todas podem ser representadas na avaliação. Assim, há que tomar decisões quanto à importância a atribuir a determinados tópicos, aos diferentes níveis de processos cognitivos do aluno e ao número de questões que devem ser feitas sobre cada tópico.
Deste modo, se o professor tiver decidido que conteúdos e processos a incluir na avaliação e quantas questões serão feitas, o passo seguinte é decidir sobre o formato da avaliação e o tipo de itens que deve utilizar, ou seja, o número de perguntas discursivas e objectivas e o tipo de itens que a avaliação vai conter.
Ao elaborar as questões da avaliação devem observar-se os seguintes passos fundamentais:
Um aspecto na elaboração das questões de avaliação é a produção de uma grelha de avaliação. As grelhas de avaliação permitem ao professor realizar uma avaliação baseada em critérios, indicadores, técnicas e instrumentos de avaliação que lhe irão permitir colectar, analisar e sintetizar, de forma mais objectiva possível, as manifestações dos alunos, produzindo uma ideia ou configuração daquilo que foi, de facto, aprendido.
Não existe um modelo fixo de grelha, podendo esta variar de acordo com o contexto. Mas para efeitos ilustrativos, abaixo apresenta-se o exemplo de um modelo de grelha de avaliação (de elaboração da prova):
Grelha de elaboração da Prova |
|||||||
Nr. |
Nìvel |
Objectivo |
Pergunta |
Resposta |
Cotação |
Cotação |
Observações |
1 |
Conhecimento |
Nomear |
Quais são as propriedades da água? |
Inodora Incolor Insipida |
0,5 |
1,5 |
|
Quadro 25: Grelha de elaboração de provas
Na elaboração de um instrumento de avaliação é fundamental que se observem passos, de modo sequencial, sob o risco de não se obterem resultdos fidedignos. Para tal, é preciso determinar o que vai ser avaliado; estabelecer os critérios, indicadores e condições para a avaliação; seleccionar as técnicas e instrumentos de avaliação.
Desse modo, permite-se: colectar, analisar e sintetizar, de forma mais objectiva possível, as manifestações dos alunos. Se os resultados da avaliação correspondem ao padrão estabelecido, promove-se o aluno para as aprendizagens subsequentes, mas caso contário, é necessário reorientar a actividade pedagógica para a superação de eventuais dificuldades de aprendizagem, de modo a garantir-se o progresso de aprendizagem na totalidade dos alunos.