Figura 12: Exemplo de aspecto de uma sala com ambiente ideal para um ensino participativo
Observando a figura 12 e, depois, a 13, diga se “o ambiente de aprendizagem faz ou não diferença no trabalho do professor e dos alunos”.
Use a técnica “Pensar – Partilhar - Apresentar”, para discutir a sua ideia com os colegas da turma.
Com certeza, o ambiente de aprendizagem pode fazer muita diferença para o ensino e motivação.
A maneira como a sala de aulas está disposta pode fazer tanta diferença, quanto à atitude do professor para a eficiência do ensino. Por isso, vale a pena o esforço do professor para fazer da sala de aulas um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento das actividades e capacidades, de participação e envolvimento dos alunos. Para isso, é importante considerar o seguinte:
Figura 13: Segundo exemplo de aspecto de uma sala com ambiente ideal para um ensino participativo
Fonte:/www.atividadesebrincadeiras.com/como-organizar-uma-sala-de-aula/
Separe a sala em diferentes áreas, de acordo com as paredes. Uma delas pode ser, por exemplo, a área de exposição dos trabalhos dos alunos, com cartazes e trabalhos exemplares. Se administrado de maneira certa, pode servir como motivação para que os alunos se esforcem mais para colocarem os seus trabalhos como exemplo.
Outra forma de tornar a sala mais condizente para a aprendizagem é uma parede com as letras e números de estudo, imagens e desenhos relacionados com o tema actual das aulas, flora e fauna moçambicana, os monumentos (naturais ou feitos pelo Homem), os mapas diversos, etc., com exposições e conteúdos extras, daquilo que está sendo ensinado no momento.
Num local visível, o professor pode colocar o cronograma das aulas do mês, com os conteúdos que serão vistos, datas de provas e prazos de entrega de trabalhos. Escolha um aluno da sala para que mantenha o quadro actualizado e alterne esse papel uma vez por mês, desenvolvendo nos alunos o senso de responsabilidade e comprometimento com os colegas.
Cada fileira de carteiras deve estar disposta de forma que a circulação entre elas seja fácil e acessível. O professor pode organizar de maneira fixa ou trocar a disposição das carteiras, dependendo da aula, para promover debates e discussões. Independentemente do local onde estiverem, todos os alunos devem ter uma boa visão do quadro e área de apresentação.
Muitas vezes, a conversa e a falta de concentração dos alunos pode ser causada pela maneira como eles estão distribuídos na sala aulas. Repense essa organização e procure a melhor solução para que o ensino esteja garantido.
A sala de aulas deve funcionar como um ambiente positivo e acolhedor, tanto para o professor como para os alunos. A organização somente não consegue alcançar esse objectivo. A mentalidade positiva deve partir do professor e servir como exemplo para os alunos, com a organização e decoração funcionando paralelamente e como complemento dessa perspectiva.
Aprofunde seus conhecimentos
O espaço escolar é socialmente construído. Logo, a criança, como ser social, participa nesse processo. A maior parte das crianças valoriza o espaço escolar e tem ideias sobre o que é necessário fazer para melhorá-lo. Assim, cabe ao professor dar oportunidades aos alunos para contribuir sobre como manter a sala atraente, condição importante para a melhoria do ambiente de aprendizagem e de desenvolvimento de facilidades para a implementação de técnicas de ensino participativo e cooperativo.
As crianças revelam o seu interesse por um espaço esteticamente bonito e que lhes permita realizar brincadeiras, jogos e actividades, tais como: o desenho, a pintura, tarefas escolares, leitura de livros, etc.