Anteriormente ficou a ideia de que o conhecimento sobre o desenvolvimento humano é importante em diferentes áreas, incluindo na educação, especialmente para o professor. Isso é verdade, na medida em que o estudo do desenvolvimento humano na formação do professor permite a este descrever, explicar e prever o comportamento humano, o que condiciona uma boa aprendizagem. Desta forma, o professor consolida e reactiva a capacidade de observar o comportamento dos aprendentes em diferentes idades, procurando especificar como eles mudam ao longo do tempo; destaca os padrões típicos de mudanças e as variações individuais.
Ao estudar o desenvolvimento humano, o professor desenvolve competências para:
A abordagem do desenvolvimento humano confere o conhecimento das características comuns de cada faixa etária e compreender as particularidades individuais, de modo a permitir a explicação da sua importância no processo de aprendizagem.
Em suma, podemos concluir que existe uma forte relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem. Esta relação é recíproca na medida em que:
O desenvolvimento humano consiste num processo de transformações ou modificações que ocorrem no indivíduo, desde a sua concepção até à morte, envolvendo as esferas biológica, psicológica e social. O estudo do desenvolvimento humano na formação do professor é relevante porque permite a este descrever, explicar, prever, intervir no comportamento humano de modo a criar condições adequadas para uma aprendizagem que corresponda ao nível de desenvolvimento da criança.
1. Com o apoio do seu formador, usando a técnica “Tomar uma Posição” reflicta sobre a seguinte afirmação: