Módulo 1A Psicopedagogia na Formação de Professores
- Aula 1.1 Conceito, origem e papel da Psicopedagogia na prática docente
- Aula 1.2 As correntes pedagógicas e suas característica
- Aula 1.3 Como educar com a sensibilidade do género?
- Aula 1.4 A história de educação em Moçambique
- Aula 1.5 Qualidades profissionais do professor do ensino primário
Módulo 2A Andragogia na Prática Docente
- Aula 2.1 Conceito e breve história da Andragogia
- Aula 2.2A Características do aprendente em educação de adultos, etapas, organização da aprendizagem do adulto e princípios da Andragogia
Módulo 3Desenvolvimento Humano e a Aprendizagem
- Aula 3.1 Conceito de desenvolvimento humano
- Aula 3.2 Importância do estudo do desenvolvimento humano
- Aula 3.3 Factores e principios de desenvolvimento humano
- Aula 3.4 Domínios do desenvolvimento humano
- Aula 3.5 Teorias de desenvolvimento humano
- Aula 3.5.1 Teoria de desenvolvimento humano de Sigmund Freud
- Aula 3.5.2 Teoria de desenvolvimento de Erik Erikson
- Aula 3.5.3 Teoria de desenvolvimento humano de Lev Vygotsky
- Aula 3.6 Teorias de Aprendizagem Humana
- Aula 3.6.1 Classificação das teorias da aprendizagem
Módulo 4Estratégias Metodológicas na Aprendizagem
- Aula 4.1 Conceito, importância, níveis, requisitos e tipos de planificação
- Aula 4.1.1 Tipos de Planos
- Aula 4.2 Características do Ensino
- Aula 4.3 Objectivos de ensino-aprendizagem
- Aula 4.4 Métodos e Técnicas de ensino-aprendizagem
- Aula 4.4.1 Técnicas de ensino participativo
- Aula 4.4.2 Método de trabalho em grupo
- Aula 4.5 Meios de ensino-aprendizagem
- Aula 4.6 Funções didáticas/etapas da aula
- Aula 4.7 Estratégias de organização dos espaços de ensino-aprendizagem
Módulo 5A Educação Inclusiva e a Escola Moçambicana
- Aula 5.1 A filosofia da inclusão no sistema educativo
- Aula 5.2 Princípios da Educação Inclusiva
- Aula 5.3 Classificação das necessidades educativas especiais
- Aula 5.3.1 O problema do autismo
- Aula 5.4 As técnicas de identificação das NEE na sala de aula
- Aula 5.5 As estratégias de atendimento às NEE no sistema educativo
- Aula 5.6 A atitude humanista no acompanhamento de crianças e adultos com NEE dentro e fora da escola
Módulo 6Avaliação do Processo de Aprendizagem
- Aula 6.1 Avaliação no processo de Ensino-Aprendizagem
- Aula 6.2 Tipos e funções da avaliação
- Aula 6.3 Instrumentos e técnicas de avaliação
- Aula 6.5 Passos e grelha para a elaboração de uma prova (teste)
- Aula 6.6 Auto e heteroavaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem