Os textos multiuso são de utilidade múltipla, ou seja, são textos usados para diferentes fins. São exemplos os textos informativos (jornal, reportagem, crónica); textos expositivos (explicativos e argumentativos).
Actividade 13
![]() |
Trabalho aos pares |
![]() |
Texto |
ACESSO A CONTRACEPTIVOS AINDA ABAIXO DA META
O Ministério da Saúde (MISAU) estima em 27% o uso de todos os métodos contraceptivos em mulheres casadas, na faixa etária de 15 aos 49 em Moçambique.
No entanto, evidências científicas mostram que, se o país conseguisse proporcionar o acesso a contraceptivos para as mulheres que queiram adiar a gravidez ou parar de ter filhos reduziriam em 73% os casos de gravidez não planificada, assim como baixariam em 25 a 35% as mortes maternas.
Segundo os dados do MISAU, se as mulheres tivessem meios adequados para espaçar a gravidez por um período de três anos, poder-se-ia evitar a morte de 18% de crianças que morrem até aos 28 dias, de 24% de recém-nascidos que perdem a vida até ao primeiro ano de vida.
A informação foi revelada pela Chefe do Departamento de Saúde da Mulher e da Criança no MISAU, Páscoa Wate, que falava recentemente por ocasião do Dia Mundial da Contracepção, que se assinalou a 26 de Setembro.
A contracepção constitui, segundo Wate, um conjunto de métodos químicos ou mecânicos que permitem que as mulheres previnam a gravidez. Ela integra os serviços oferecidos no âmbito do planeamento familiar a homens e mulheres de todas as idades a fim de definirem o número e a altura para ter filhos, assim como o seu espaçamento.
Segundo a fonte, existem métodos de curta duração (o preservativo e a pílula), a injecção com uma duração de três meses; o dispositivo intra-uterino (DIU), mais conhecido por “aparelho”, que pode ir até aos 12 anos. Há também os permanentes, aconselháveis para as pessoas com muitos filhos e que não querem mais procriar.
No entanto, problemas como a dificuldade de acesso às unidades sanitárias, crenças de ordem cultural no contexto familiar, associadas à limitação do sector da saúde, minam o sucesso deste método.
Páscoa Wate apontou, como exemplo, que não obstante a cobertura da rede sanitária estar um pouco acima de 60%, as dificuldades são ainda enormes.
Enquanto nos centros urbanos a distância até a uma unidade sanitária é curta, o mesmo não se pode afirmar em relação ao meio rural, onde, nalguns casos, as pessoas têm que percorrer 30 a 40 quilómetros para encontrar uma unidade sanitária. Aliás, nestas regiões dificilmente existe transporte público para levar os doentes ao hospital (…)
In: Jornal Notícias, 04 de Dezembro de 2017, adaptado
Actividade 14
![]() |
Trabalho independente |
Com base no tema “educação, ética e trabalho”:
Os melhores textos serão expostos na vitrina da turma ou da escola para consumo público.
Os textos de chamada de atenção constituem um grande grupo de textos técnicos, pois requerem um conhecimento específico de redacção para cada um deles. Estes visam advertir ou comunicar uma novidade, seja por via oral ou por escrito. São exemplos o aviso, o regulamento, a convocatória, a circular, o ofício e o memorando.
Actividade 15
![]() |
Trabalho aos pares |
Uma empresa de distribuição de livros escolares não conseguiu entregar a tempo os livros numa escola primária. A mesma pretende endereçar uma carta à referida escola, na língua falada localmente, para esclarecer o ocorrido.
![]() |
Jornal da turma |
O jornal da turma é uma ferramenta para a produção e recolha de notícias em línguas moçambicanas para serem afixadas e lidas pela comunidade escolar. É uma obra do grupo que participa activamente da edição. A proposta tem mais impacto que o jornal da escola como um todo, onde as turmas participam apenas com alguns textos e o processo de edição fica distante.
Actividade 16
![]() |
Trabalho em grupo |
Actividade 17
![]() |
Trabalho independente |
Actividade 18
![]() |
Trabalho em grupo |
Imaginem que devem preparar materiais didácticos e precisam de contos em línguas moçambicanas, para ensinar a leitura e a escrita nestas línguas. Vocês vão precisar de material local, relevante ao vosso futuro público-alvo, crianças e adultos. Vocês não possuem a matéria-prima que são os textos, mas precisam de produzi-los.
![]() |
Saiba Mais |
Aprofunde sue conhecimento. Assista ao vídeo.
![]() |
Resumo |
A escrita é um dos principais indicadores do desempenho escolar. Ela é subcategorizada em compositiva e não compositiva. A prática da escrita é uma actividade que deve ser contínua para o aprimoramento da sua escrita e dos seus futuros alunos e alunas, e, também, alfabetizandos e alfabetizandas, jovens e adultos (as). Lembre-se, a escrita pode ser autónoma, mas é mais interessante quando deriva de outras actividades como a oralidade e a leitura.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual