Depois de ter aprendido a estrutura e a ortografia das línguas moçambicanas nos módulos anteriores, chegou a vez de praticar a leitura. Assim, este módulo tem como enfoque o desenvolvimento das habilidades de leitura na sua língua moçambicana. A actividade de leitura é fundamental, pois a sua prática aperfeiçoa a expressão oral e escrita, favorece o conhecimento e a compreensão, desenvolve o raciocínio, a memória, a imaginação, o sentido crítico e estético.
A leitura está presente na vida das pessoas desde que passam a compreender o mundo à sua volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que os cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a ficção com a realidade em que vivem, no contacto com um livro, enfim, em todos esses casos, estão de certa forma lendo, embora muitas vezes os indivíduos não se dêem conta disso.
No seu percurso estudantil já se deparou, várias vezes, com a leitura.
Reflicta com seu colega ao lado sobre as questões a seguir:
Agora repare na definição que nos é dada pelos autores Moreira & Pimenta (1993:38):
Pode-se dizer que a leitura é um processo de interacção entre o leitor e o texto no qual o leitor busca construir o significado do texto. A leitura é basicamente um processo de representação. Como esse processo envolve o sentido de visão, ler é, na sua essência, olhar para uma coisa e ver outra. Pode-se afirmar, portanto, que ler é ver (identificar os universos referenciais); ler é saber ver e compreender (decifrar o significado e sentido das palavras, entender a mensagem, …) ler é fruir e recrear (sentir os seus problemas e os seus anseios ou ideias reflectidos no texto/livro, apreciar a beleza do texto, sentir prazer da sua leitura, ocupar momentos de lazer, enriquecer o seu conhecimento e desenvolver a sua maturidade)
Saber ler é uma competência imprescindível na vida de qualquer ser humano, permitindo-lhe descodificar mensagens, para compreender e interagir em diferentes situações de comunicação. Quando o aluno lê, os sentidos e valores que possui acerca dos factos do mundo, acerca da vida e das pessoas entram em contacto com os valores e sentidos veiculados nos textos. Com isso, a leitura na sala de aula serve para o aluno aprender a participar das práticas sociais de leitura que acontecem em todos os espaços onde as pessoas circulam. A leitura tem entre outros os seguintes benefícios:
Conhecimento cultural:
Através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais age de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a saber a história de vida que o cerca. Consequentemente, lidamos melhor com quem é diferente de nós e não temos uma opinião pobre e geral das circunstâncias.
Desenvolvimento da reflexão:
Lendo, tornamo-nos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos factos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de reflectir e chegar a um consenso, que nos traz crescimento pessoal.
Aquisição de conhecimento:
Através da leitura, falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades.
Dinamismo na leitura:
Quem lê muito, começa a reflectir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada.
Desenvolvimento do vocabulário:
Quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais rico do que aquele que não possui essa prática.
Diversão:
A leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”.
Informação:
Através da leitura, ficamos informados sobre o que acontece no mundo e na nossa região. A leitura informativa mais usual é o jornal impresso.
Como se realiza a leitura?
Esta é uma pergunta sempre presente quando falamos de leitura, e é muito importante para a actividade do treino de leitura que a seguir fará.
Observe:
A leitura é uma decifração e uma descodificação. O leitor deve, em primeiro lugar, decifrar a escrita, depois entender a linguagem encontrada, para em seguida descodificar as implicações que o texto tem e, finalmente, reflectir sobre isso e formar o próprio conhecimento e opinião a respeito do que leu. A leitura sem decifração não funciona adequadamente, assim como sem a descodificação e demais componentes referentes à interpretação, ficam sem interesse.
Portanto, a habilidade de ler não é somente traduzir sílabas ou palavras (signos linguísticos) em sons, isoladamente. A descodificação é muito mais do que isso. A boa leitura deve passar pelas seguintes etapas:
Que tipos de leitura conhece?
Já deve ter ouvido falar de leitura oral (ou em voz alta) e leitura silenciosa.
Uma leitura pode ser oral (em voz alta) ou visual (silenciosa). Este tipo de leitura ocorre comummente nos primeiros anos de escolaridade. A leitura oral, falada ou ouvida (efectuada em voz alta), processa-se foneticamente de maneira semelhante à percepção auditiva da fala. A leitura visual ou silenciosa (efectuada mentalmente), sem a interferência dos órgãos vocais), é muito mais comum nas pessoas e permite ainda uma velocidade de leitura maior, podendo o leitor parar onde quiser e recuar para passagens lidas.
![]() |
Saiba Mais |
Aprofunde sue conhecimento. Acesse o link da página da web Conti Outra e confira os 7 poemas mocambicanos ilustrados por obras de Malangatana.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual