![]() |
Texto |
Quem sou eu? Seguramente que esta pergunta está sempre presente em todos nós! Primeiro leia o texto que se segue:
Quem sou eu?
Chamo-me Tanayi Miquidade, sou de Nampula, tenho 11 anos e estudo na 6ª classe. Vivo com os meus pais, Carlos Miquidade e Amina Miquidade, e com os meus irmãos, Omar, Antonieta, Zarina e Murilo.
Eu sou a terceira filha da casa. Os manos Omar e Antonieta são os mais velhos. A Zarina e o Murilo nasceram depois de mim. O meu irmão mais novo, o Murilo, tem 6 anos e é surdo. Ele está na 1ª classe, tem uma professora muito boa, chamada Mariana, que também ensina na língua de sinais. O Murilo aprende a língua de sinais todos os dias com o Sr. professor Albino, que ensina muito bem. O Murilo gosta muito dos professores dele. Os colegas do Murilo apoiam-no nas tarefas da escola. Eles também o ajudam a atravessar as ruas, porque ele não pode ouvir nenhum som.
Os meus avós paternos são o Nacir Miquidade e a Isabel Cassuende e os meus avós maternos chamam-se Pedro Cumbe e Cacilda Chiconela. Tenho muitos avôs e avós, tios, tias, primos e primas, do lado materno e paterno.
A minha mãe é de Lindela, em Inhambane, e o meu pai é da Ilha do Ibo, em Cabo Delgado. Eles conheceram-se em Namaacha, no Instituto de Formação de Professores, onde estudavam para serem professores primários. Quando terminaram o curso, começaram a namorar e casaram-se quatro anos depois, em Manica. Eles trabalharam muito tempo nesta província. Os meus irmãos mais velhos nasceram lá.
Três anos depois, os meus pais foram transferidos para a Zambézia. A minha mãe era Directora da EPC 25 de Junho, em Mocuba. Eu e os meus irmãos mais novos nascemos em Mocuba. Afinal de onde sou eu? Quem somos nós? Eu acho que sou de várias partes de Moçambique, é por isso que quero conhecer mais o meu lindo país e fazer muitos amigos.
Como podem ver, a minha família é alargada, diversa, por isso é multicultural. Quando estamos todos juntos, ouvem-se tantas línguas, mas o Português é a língua que nos une. Todos nós falamos Português. É verdade que os meus avós não falam tão bem como nós, mas eles sabem o suficiente para comunicarmos.
Patel, S.A.; Tembe, F. e Majuisse, A.
Actividade 2
![]() |
Compreensão: Pensar, partilhar, apresentar |
Em grupos de 4 formandos, respeitando-se a equidade de género, discutam e respondam às questões que se seguem sobre o texto acima:
Actividade 3
![]() |
Trabalho em grupo |
Enriqueçam o trabalho fazendo perguntas uns aos outros sobre a vossa família e as línguas ou dialectos/variantes que falam.
Actividade 4
![]() |
Debate: Inclusão educacional |
No texto “Quem sou eu?”, aborda-se a inclusão educacional relacionada às necessidades educativas especiais. Organizem-se em grupos, de acordo com os posicionamentos em A, B e C.
Grupo A – É a favor de escolas inclusivas que albergam alunos com necessidades educativas especiais em turmas regulares;
Grupo B – NÃO concorda com escolas inclusivas, sendo a favor de escolas especiais para alunos com necessidades educativas especiais;
Grupo C – É a favor de escolas regulares com turmas especiais para alunos com necessidades educativas especiais.
A história lida no texto “Quem sou eu?” deve-lhe ter despertado uma grande curiosidade sobre que línguas são faladas nas várias províncias de Moçambique! Afinal, como são chamadas essas línguas? Preste atenção ao que se explica a seguir!
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual