Acto de fala |
Enunciado efectivamente produzido por aquele que o exprime (o locutor) numa situação determinada (o contexto) e para responder a uma necessidade precisa, de uma determinada forma, actuando sobre alguém (o interlocutor). Por exemplo: pedir informação a alguém. |
Análise |
Exame minucioso de uma coisa em cada uma das suas partes. |
Análise morfológica |
Estudo da estrutura e da classificação das palavras em função do seu uso. Assim sendo, as classes gramaticais (substantivo, verbo, advérbio, pronome, numeral, preposição, conjunção, interjeição, artigo e adjectivo) são colocadas em evidência. Na análise morfológica, cada palavra será analisada separadamente. É importante não confundir este tipo de análise com a análise sintáctica |
Análise sintáctica |
É a parte da gramática que estuda a função e a ligação de cada elemento que forma um período. |
Caligrafia |
Técnica de escrever à mão, segundo determinadas regras e determinados modelos, de modo a respeitar em cada grafema o aspecto (a configuração) que o distingue nitidamente dos demais grafemas. Maneira própria de cada pessoa escrever a mão. Pela origem, a palavra caligrafia significa escrita bela. Nas actividades que se realizam com vista ao domínio da língua, usa-se a escrita cursiva, caracterizada por um certo modelo de configuração, inclinação e ligação entre os grafemas. |
Competência |
São as habilidades adquiridas pelo aluno em relação a uma determinada capacidade, comportamento ou atitude. Articula-se, portanto, o saber do aluno com o seu saber fazer e com o ser. Actualmente, há uma preocupação acentuada em perspectivar, não só os conhecimentos, mas também atitudes e valores. |
Competência Comunicativa |
Conhecimento prático das regras gramaticais da língua, acrescido de conhecimento prático das regras psicológicas e sociais, de modo a permitir o uso da língua de forma diferente conforme as situações em que a pessoa se encontra. |
Competência linguística |
Sistema de regras gramaticais interiorizado pelos falantes e que constitui o saber linguístico dos mesmos, ou seja, mecanismos para construir ou produzir e reconhecer ou compreender um número infinito de frases gramaticalmente correctas, interpretando aquelas que têm sentido, descobrir e interpretar novas frases, novos enunciados o que releva da criatividade. |
Comunicação |
Processo de troca de ideias, mensagens ou informações através da fala, de sinais de escrita ou de comportamento. Sistema para enviar ou receber mensagens. Na sala de aulas, a comunicação deve fluir em todos os sentidos do professor para aluno, do aluno para o professor e do aluno para aluno. |
Discurso |
Equivale a fala, isto é, às realizações ou escritas da língua. É qualquer produção verbal, escrita ou oral, relacionada com o contexto no qual foi produzida. A sua organização, no que se refere à linguística, é submetida a princípios próprios, considerados como determinantes da sua boa formação e aceitabilidade, num espírito análogo ao que determina os princípios sintáxicos, na formação gramatical das frases. |
Dicção |
Articulação precisa e clara das palavras na comunicação. |
Empoderamento |
Processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. O empoderamento pessoal possibilita a emancipação dos indivíduos, com aumento da autonomia e da liberdade. A nível do grupo desencadeia respeito recíproco e apoio mútuo entre os membros do grupo, promovendo o sentimento de pertencimento, práticas solidárias e de reciprocidade. O empoderamento estrutural favorece e viabiliza o engajamento, a corresponsabilização e a participação social na perspectiva da cidadania. Os espaços de participação política constituem estruturas mediadoras de processos de empoderamento, facilitando a superação de conflitos e a re-significação das relações sociais, possibilitando a revisão de papéis e de sentidos na produção da vida quotidiana. |
Entoação |
Variações feitas pela voz, sobretudo em altura, ao pronunciarmos palavras, frases simples ou frase complexas. |
Expressividade |
Capacidade de transmitir ou descrever com grande intensidade, oralmente, por escrito, ou por qualquer forma de expressão artística, uma situação, um sentimento, um qualquer aspecto da experiencia humana. |
Legível |
Que se pode ler sem dificuldades, escrito em caracteres nítidos. |
Letra cursiva |
É uma forma de escrita manuscrita caracterizada por um certo modelo de configuração, inclinação e ligação entre os grafemas (letras). |
Leitura |
Acção de identificar as letras e de as juntar para compreender a ligação entre o que é dito e o que é escrito. No processo de ensino aprendizagem, a acção de leitura pressupõe: • - Decifração, passagem da grafia ao som, uma espécie de discodificação antes da recodificação. • - Interpretação correcta da pontuação, restituição dos grupos de sopro e dos esquemas entoativos quando se trata de leitura em voz alta (ou da recitação) de um texto escrito. • - Compreensão do conteúdo do texto lido quando alguns dos elementos lexicais e gramaticais não são ainda compreendidos pelo aluno. • - Aceleração da leitura, apoiando-se nas redundâncias ou nos caracteres de probabilidades do sistema ou do texto. O ensino aprendizagem da leitura, assim como da escrita, constitui um dos fundamentos de toda a escolaridade. É através de exercícios de articulação fonética, de elocução, de leitura em voz alta, de recitação que a criança primeiramente compreenderá, associando-as, as relações entre os fonemas e grafemas. |
Monetiformes |
Que tem forma ou aparência de moeda. |
Ortografia |
Maneira de escrever as palavras segundo um conjunto de usos e de regras definidas como norma para uma dada língua. No processo de aprendizagem da língua, a ortografia (escrita correcta das palavras) pressupõe: - O exercício da leitura que permite a convivência e conhecimento das palavras; - O conhecimento de regras; e - A exercitação da aplicação das regras e da memorização da ortografia da das palavras. |
Semântica |
Disciplina que estuda o significado das palavras e das relações significativas da combinação entre elas, isto é, estudo sincrónico do sentido das palavras e das frases. |
Sintaxe |
É uma parte da gramática que descreve as regras de combinação das unidades significativas nas frases, isto é, a maneira de como as palavras se podem combinar e formarem proposições e do encadeamento das proposições entre si. A sintaxe está ligada à noção de função, ou ao papel que uma dada palavra desempenha numa frase, ou o papel que pode virtualmente desempenhar, consoante nos colocamos ao nível da fala ou ao nível da língua. |
Vocabulário |
Conjunto de vocábulos. O vocabulário diz respeito à fala, ao discurso e ao texto. Num sentido lato, vocabulário é uma listagem de palavras (e seus significados). Vários linguistas utilizam como equivalentes léxico e vocabulário, mas não são. Enquanto Léxico é o conjunto de unidades lexicais da língua, isto é, é o conjunto de palavras de uma língua, Vocabulário é o conjunto das unidades da fala, isto é, o conjunto de palavras de uma língua conhecidas e utilizadas pelo falante, estas determinam as possibilidades de discurso do falante, é por isso que o estudo do vocabulário é muito importante na sala de aulas no desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos. |