Produção Escrita
Vai começar esta unidade por escrever um email para o seu formador. Espera-se que por estas alturas já tenha um endereço electrónico que funcione e que saiba escrever no computador. Se não o sabe, peça ajuda a algum colega seu: não peça que ele escreva o seu email; peca que lhe ensine a usar o computador para escrever um email. Lembre-se que não se aprende a nadar fora da água! Escreva e fique à espera para ver o que vai acontecer.
Texto
Compreensão do texto
Responda por escrito ao seguinte questionário:
Género textual
Todos nós sabemos que o e-mail se tornou numa forma bem popular de enviar documentos, solicitações, currículos, escrever qualquer tipo de assunto e para todos os tipos de ocasiões e pessoas. Embora tenha semelhanças com carta há algumas diferenças que convém conhecer e respeitar. Dentre elas é que o email exige o uso de um meio tecnológico digital (tablet, telemóvel, computador) e a existência de duas contas de endereço electrónico para correio.
Basicamente existem dois tipos de email:
Um bom e-mail formal convida uma resposta.
Tal como noutros tipos de textos, estes requisitos são muito importantes, sobretudo num e-mail de candidatura a emprego. Imagine apresentar-se com erros crassos! A possibilidade de vir a ser aceite para a vaga diminui. Explore o corrector ortográfico e gramatical acoplado à boa parte das redes de correio electrónico como gmail, hotmail e muitos outros.
Nos parágrafos seguintes explique melhor o seu assunto numa mensagem curta, indo directamente ao assunto, mencionando os aspectos que julgar relevantes, evitando artifícios e ornatos.
Despedida
Para terminar o e-mail formal, faça revisão de tudo novamente, procure e corrija erros escondidos. Facilita muito ler o texto em voz alta.
Vocabulário
Muitas vezes, para apresentarmos o assunto de um e-mail valemo-nos de nominalizações, isto é, precisamos de derivar nomes a partir de verbos ou outros nomes e isso é possível por duas vias:
Sufixos nominais comuns indicando acção ou efeito:
Sufixo |
Exemplos de nomes |
Mais exemplos |
|
||
-ada |
denteàdentada palmaàpalmada |
pedrada, pincelada, semanada, paulada, chinelada |
-agem |
pesoà pesagem |
lavagem, folhagem, carruagem, |
-aria |
gritoàgritaria pirataàpirataria |
pescaria, doçaria, feitiçaria, calmaria |
|
||
ão |
puxaràpuxão rasparàraspão |
rasgão, arranhão, pregão, evolução, fundição |
-ção |
duraràduração admiraràadmiração, |
fixação, salvação, invenção, tradução |
-ura |
pintaràpintura |
secura, tortura, mistura, fartura |
-ssão |
agredir àagressão suprimir à supressão |
permissão, emissão, confissão |
-mento |
juraràjuramento, casaràcasamento |
descobrimento, provimento, sofrimento, embelezamento, fornecimento |
-nça |
vingaràvingança, creràcrença |
esperança, lembrança, pertença, desavença |
-ncia |
importaràimportância, relevaràrelevância |
valência, tolerância, distância, exigência, vigilância, residência |
Exercícios
Formar submeter candidato coordenar publicar obter participar introduzir candidatar educar estabelecer conhecer desenvolver atender referir orientar integrei relacionar concluir colocar recomendar disponibilizar informar agradecer terminar dispensar.
Funcionamento da língua
…publicada no jornal Notícias de 21 de Novembro de 2017, de onde obtive o seu endereço.
O verbo obter deriva de ter e há regras importantes a respeitar sobre os verbos ter e vir e seus derivados.
Conjugam-se da mesma maneira o verbo ter e seus derivados - ater, conter, deter, manter, obter, reter, suster…
Igualmente, o verbo vir e seus derivados - advir, intervir, provir, convir - conjugam-se do mesmo modo.
Ortografia
tem |
vem |
retém |
provém |
contém |
intervém |
Ele tem |
Eles têm |
Ele detém |
Eles retêm |
Ele mantém |
Eles mantêm |
Ela vem |
Elas vêm |
Ele intervém |
Eles intervêm |
Ele advém |
Eles advêm |
Exercícios
Para nós (convir) que todos os formandos saibam escrever emails adequadamente. Por isso (manter) todos os computadores em condições de serem utilizados. Usamos fundos que ________ (provir) de despesas administrativas para qualquer reparação e (reter) uma parte do valor das matrículas para esse fim.
Nem todos usam devidamente as máquinas e isso (advir) do facto de não terem tido nenhum contacto com computadores durante a sua formação anterior. Os que _______ (provir) do ensino geral daqui do distrito têm bons conhecimentos porque se organizaram jornadas para o efeito e muitos deles (reter) o principal e agora_______ (obter) beneficio dessas sessões.
i.
ii.
iii.
iv.
v.
vi.
Produção Escrita
Tendo terminado o estudo de email, veja cuidadosamente o email que escreveu no início. Reescreva-o considerando o que, entretanto, aprendeu.
Resumo
Um bom e-mail, seja formal ou informal, deve conter assunto, saudação, corpo da mensagem e despedida.
O tamanho e o conteúdo dependerão da natureza da mensagem. O e-mail formal tem no máximo 5 parágrafos, com cerca de cinco linhas cada um. O informal pode ser mais extenso. No e-mail informal podem usar-se emoticons, abreviaturas, mas no email formal tal está vedado, salvo se forem siglas relevantes e conhecidas.
Leitura Adicional
Os smartphones permitem receber e enviar e-mails em qualquer lugar. Este meio de comunicação é conveniente e tem a vantagem de não interromper ninguém, como acontece com as SMS e os telefonemas. Mas há algumas regras a observar.
Existem regras tão básicas sobre e-mails - como a de verificar se não contêm erros ou escrever o destinatário apenas no fim para se certificar que não o envia antes de tempo, por puro descuido, que nem vale a pena falar nelas. Mas existem princípios de etiqueta que deve ter bem presentes no seu dia-a-dia, e que lhe podem poupar dissabores e até abrir portas para novos contactos. Apresentam- se sete regras básicas seleccionadas de um livro escrito por Barbara Pachter, coach de carreira.
Deixar este espaço em branco obriga o destinatário a abrir o seu e-mail mesmo que não seja o melhor momento, pois não sabe se é um assunto urgente ou algo que pode esperar. Se usar essa linha para escrever “marcação de reunião de planeamento” ou “novo orçamento de marketing”, o receptor saberá o que pretende, e ser-lhe-á mais fácil localizar estes e-mails mais tarde, se for necessário.
Esta questão não se coloca para quem trabalha por conta de outrem. Porém, se trabalha por conta própria, é crucial ter um endereço à altura do seu estatuto. De preferência, o endereço deve incluir o seu nome, para que seja mais fácil ao destinatário identificá-lo. E nem vale a pena dizer-lhe que deve enterrar de vez o endereços do género diva@gmail.com, mrmusculos@gmail.com, ou magostosa@yahoo.com.br, luisinho@hotmail.com. Numa situação em que pode ser útil usar o seu email pessoal, um endereço destes transmitirá uma imagem de imaturidade e de pouco profissionalismo.
Algumas pessoas tendem a abusar dos pontos de exclamação, usando-os no final das frases, sem critério. A verdade é que quem ler a sua mensagem vai ficar confuso, e com a ideia de que é uma pessoa demasiado emocional ou imatura. Podemos dizer-lhe que os use com moderação, se bem que nas comunicações de trabalho raramente se justifique a sua utilização.
Quando não é acompanhado do tom de voz ou da expressão facial certos, o humor corre o risco de ser mal interpretado. A menos que conheça muito bem o destinatário, é melhor deixar o humor para quando estiverem cara-a-cara. Até porque o que o faz rir a si, pode não ser o mesmo que faz rir o seu interlocutor. E enquanto ao vivo é mais fácil desviar imediatamente a conversa noutro sentido, por escrito a frase fica a pairar no ar, sem ser esclarecida.
É fácil deixar-se apanhar pelas diferenças entre culturas, sobretudo quando comunica por escrito e ainda mal conhece o interlocutor. Seja muito prudente e tente adequar a sua mensagem ao destinatário.
Parece quase impossível responder a todos os emails, ainda mais quando eles não lhe são dirigidos. Mas é uma regra de cortesia comunicar o engano à pessoa que o enviou por engano, especialmente se percebe que ela aguarda uma resposta. Basta escrever algo como “Penso que me terá enviado este email por engano e queria alertá-lo para que possa fazê-lo chegar à pessoa certa”. Mesmo que não conheça o remetente, a sua atitude será apreciada e até pode contribuir para alargar a sua rede de contactos.
Ninguém quer saber de e-mails para 20 pessoas se o assunto não lhe disser respeito. É verdade que podem tentar ignorá-los, mas tendo em conta que muitas pessoas recebem notificações nos telemóveis ou no ecrã do computador, é uma distracção desnecessária. Responda para todos apenas quando tem a certeza de que o assunto é do interesse geral - se é para trocar uma piada com alguém, responda-lhe directamente.
http://expresso.sapo.pt/iniciativaseprodutos/energia-de-portugal/energia-de-portugal-2014/
regras-de-etiqueta-do-email=f834820 (com adaptações) [27-07.2017]