Aula 6.4Debate
Género textual
Ficha Informativa
Debate
Embora oral, ele deve ser preparado ao pormenor.
Aspectos a considerar
- ideia a ser debatida deve ser objecto de estudo e pesquisa exaustiva para lhe conhecer todas as facetas;
- grupos em contenda devem ser organizados;
- regras do debate claramente expressas (tempo de exposição que cada grupo terá à disposição, papel dos intervenientes, como se dá e retira a palavra…);
- pesquisa sobre o tema deve ser atempada para dominar o tema e construírem os argumentos e contra-argumentos a bramir;
- grupos devem reunir evidências e exemplos em que se basearão para sustentar o debate;
- igualmente devem preparar contra-argumentos para sustentarem o debate;
- deve se estabelecer dentro dos grupos a ordem das intervenções;
- intervenções feitas de forma ordeira, calma e clara;
- foco no objecto/ideia em discussão e nunca na imagem dos intervenientes.
Decurso do debate
- breve exposição do grupo que defende a ideia colocada.
- breve exposição do grupo opositor.
- alternância de intervenções até que se esgotem os argumentos, determinando-se desde logo o tempo de cada intervenção.
- oportunidade para cada grupo refutar as argumentações contrárias.
- possível abertura do debate aos participantes.
Participantes
- intervenientes representando os diversos pontos de vista;
- moderador(a):
- lança o debate, expondo claramente o assunto a discutir
- dá a palavra aos intervenientes
- impede a intervenção desordenada
- estimula os intervenientes e convida-os a reagirem ou a falarem
- chama a atenção para se manter o foco no tema evitando que se fuja do tema
- controla o tempo
- no fim, convida a que tirem conclusões ou ele mesmo faz a conclusão;
- secretário: toma notas e faz o balanço final.
Saiba Mais
Aprofunde seus conhecimentos
Funcionamento da língua
Ficha Informativa
Modo conjuntivo – expressa possibilidade, desejo, dúvida
- com expressões impessoais (ser+adjectivo que): é possível que isso seja verdade
- É necessário que as crianças separem o lixo.
- Era conveniente que abríssemos um quebra-fogo
Nota: não se usa conjuntivo com as expressões ser claro que, ser evidente que, ser certo que, ser lógico que, ser óbvio que, ser verdade que porque estas exprimem certeza.
- com algumas conjunções e locuções embora conheçam a regra, os condutores ultrapassam-se em curvas.
- As queimadas podiam ser aplicadas desde que houvesse controlo.
- Quando puder a comunidade vai construir um aterro sanitário.
- com verbos que exprimem desejo, ordem, dúvida, sentimento…
- Lamentamos que haja tanto barulho nesta zona. vamos tratar de o controlar.
- As populações tinham medo que fossem obrigadas a aceitar aquele lixo radioactivo.
- Gostava que nos entendessem; queremos electricidade, mas não poluição visual tão gritante.
- interjeições e locuções que exprimem desejo: tomara que, oxalá, quem dera que, Deus queira que
- Oxalá os pais percebam esta palestra.
- Tomara que as florestas não sejam desbravadas deste modo.
Oralidade
Organize um debate em torno do tema educação viária e acidentes de viação.
Para tal, componha um grupo de seis ou oito elementos (1 secretário, um moderador, quatro ou seis que vão debater).
Procurem informação sobre o tema como preparação para o debate.
Organizem a informação ou pontos a debater e argumentos que sustentem cada um dos pontos. Vejam os possíveis contra-argumentos.
No momento do debate, procurem utilizar conectores e marcadores discursivos apropriados.
Exponham aspectos do tema em debate com convicção e propriedade. Aceitem ou rebatam adequadamente as opiniões dos restantes participantes.
Usem linguagem gestual apropriada num debate.
Resumo
Os textos expositivo-explicativo ou expositivo-argumentativo destinam-se a apresentar um assunto de forma clara e objectiva, seguindo uma estrutura própria. O primeiro visa informar, enquanto o segundo visa convencer o interlocutor de um ponto de vista através de argumentos que sustentam a ideia.
Assista à Videoaula