Género textual
Feita para um público diversificado, apoiado em suportes visuais que podem ser cartazes, diaporamas em PowerPoint, videogramas, informação escrita no quadro, material impresso distribuído pelo público.... Qualquer destes suportes não substitui a exposição. Exige um bom domínio do tema e controlo da linguagem não-verbal: voz, movimentos corporais, expressão facial…
Deve ficar claro que uma leitura em voz bem alta, ainda que possa ser expressiva, não é uma exposição oral. Esta usa linguagem e apresenta marcas típicas da oralidade: repetições, hesitações, alguns bordões, pausas vazias ou preenchidas e é acompanhada de gestos, jogo facial e corporal.
Uma exposição bem-sucedida implica ter um bom domínio do tema e da língua para atingir os seus objectivos: apresentar e explicar um objecto, assunto, facto ou situação, descrevendo e enumerando características, destacando razões do fenómeno.
Exemplos:
Exemplos:
Produção oral
Vai fazer a apresentação oral de um tema durante 10 minutos ao que se seguirão 5 minutos de interacção com o seu público. Prepare-se devidamente. Esta preparação implica leitura para se informar devidamente, estruturar a informação, organizar os auxiliares visuais e o equipamento necessário para levar a cabo a tarefa.
Tendo em conta o tema global meio ambiente os temas poderão ser os diferentes tipos de poluição, nomeadamente:
Não veja a leitura como sendo estritamente o descodificar de texto escrito: explore todos os recursos que tem ao seu dispor: leia, veja vídeos, veja fotos na internet. Ao montar a sua exposição evite copiar informação das suas fontes e apresentá-la como se fosse sua: é plágio e vai-se notar que não são suas ideias nem vocabulário.
Aprofunde seus conhecimentos