Oralidade
Vamos conversar sobre o meio ambiente.
Cada um começa por listar no seu caderno pelo menos 10 palavras que conheça e que ache que estejam relacionadas com o meio ambiente.
Verifique que palavras colocou e complete a sua lista com as de um colega.
Converse, durante dez minutos, com o seu colega, sobre o meio ambiente. Digam, por exemplo, o que entendem sobre o tema, que aspectos são importantes quando se fala de meio ambiente, o que prejudica ou beneficia o meio ambiente.
Texto
Poluição
A poluição ambiental é qualquer actividade acidental ou intencional capaz de causar danos ao meio ambiente com consequências negativas para os seres vivos. A poluição ambiental vem acontecendo ao longo dos tempos, mas acentuou-se com a industrialização e a urbanização. É o resultado do excesso de libertação de poluentes (agentes causadores da poluição), matérias ou energia. Actualmente é considerada um grave problema.
Existem várias formas de poluição ambiental dependendo dos poluentes e do lugar onde estes se depositam. Os poluentes podem ser artigos descartáveis e muitos deles não degradáveis nem recicláveis (garrafas de todo o tipo, caixas, papel, plástico) e que contribuem para a produção excessiva de lixo; gases provenientes de carros e de fábricas; sons excessivos causados por ruído de motores diversos e buzinas de carros, sirenes de todas as origens, música alta que sai das casas, de carros, de barracas, bares, discotecas; ruído proveniente de televisores ou outros electrodomésticos, pessoas a falar muito alto; anúncios publicitários colocados na via pública associados a um enorme emaranhado de fio eléctrico ou de telecomunicações; cartazes de todo o tipo colocados em postes, carros em movimento, paredes e muros de vilas e cidades, entre muitos outros...
Assim, existe poluição sonora, da água, do solo, atmosférica, nuclear ou radioactiva, térmica, visual. De todas elas a nuclear é a mais perigosa pelo facto de os seus efeitos perdurarem no ambiente por longuíssimos intervalos de tempo, levando a que se isole a região em caso de acidentes nucleares. Ainda assim, ambientalistas consideram que a poluição sonora é a forma que mais prejudica a saúde física e mental das pessoas porque causa dor de cabeça, problemas auditivos, agitação e dificuldade de concentração, insónia. Outras formas como a térmica ou a do solo são menos referidas, mas também causam danos à natureza e têm efeitos sobre a vida do homem.
Independentemente da natureza ou lugar onde os poluentes se depositam, a poluição tem efeitos, dos quais se destacam as seguintes mudanças climáticas de vulto que podem gerar malformações fetais, stress, mortes maciças de animais e plantas, doenças graves como problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez de poluição. Outra consequência é o surgimento de camadas de fumo permanente na atmosfera de onde podem advir riscos contra a conservação da biodiversidade e o bem-estar dos seres vivos.
Embora seja um problema grave, é possível a tomada de algumas medidas visando a minimização dos seus efeitos na vida do planeta, nomeadamente compromisso individual e das entidades responsáveis pela gestão da vida do planeta de modo a implementar-se um conjunto de soluções que passam por:
Baseado em texto de Lana Magalhães
Compreensão do texto
Depois de ler o texto, responda ao Questionário.
Vocabulário
poluente – que polui;
permanente - que permanece.
Em ambos os casos, formam-se adjectivos a partir de um verbo sendo fácil deduzir o seu significado se conhecemos o verbo. Neste tipo de adjectivo junta-se o sufixo -ente, -ante ou -inte ao radical do verbo. Com base neste raciocínio:
Verifique se todas as palavras que indicou no exercício inicial estão no texto. Se não estão, certifique-se que se relacionam com o meio ambiente consultando um dicionário, uns colegas. Se não for o caso, elimine-as da sua lista. Com um colega, comparem as vossas listas com o texto.
Oralidade
Género textual
Este tipo de texto serve para apresentar e explicar um objecto, assunto, facto ou situação, descrevendo e enumerando características, destacando razões do fenómeno. Esse processo deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto, recorrendo a uma linguagem clara e concisa, abrangente e capaz de ser compreendida por diferentes tipos de pessoas.
É importante destacar que uma boa exposição - escrita ou oral - exige um bom domínio do tema, pelo que se deve estudar e ler bem sobre o tema a apresentar em profundidade, para se poder estruturar convenientemente os elementos expositivos e explicativos do texto e apresentá-los, com propriedade, seja oralmente, seja na forma escrita. Este domínio é essencial quando se faz uma exposição oral, pois dá a segurança necessária para falar melhor e com segurança ante um público desconhecido e vasto.
Produção Escrita
Escreva um texto expositivo-explicativo sobre queimadas descontroladas seguindo o plano que lhe é fornecido. Pode não usar todos os elementos indicados em cada secção. Pode e deve consultar outros textos.
Causas
Consequências
Prevenção das queimadas descontroladas
Vantagens das queimadas
Leitura adicional
Vídeo sobre queimadas descontroladas
http://ensina.rtp.pt/artigo/queimadas-ameacam-biodiversidade/
A prática de limpar terrenos com fogo é comum e ancestral. Mas o que fazer quando as queimadas destroem florestas inteiras e matam animais? Neste episódio, o “Minuto Verde” revela o caso dramático de Moçambique e aconselha prevenção.
O “Minuto Verde” ensina comportamentos amigos do ambiente. Conservar, prevenir, poupar, são alguns verbos muito activos nesta rubrica apresentada na RTP, feita em parceria com a Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Em apenas 60 segundos são aconselhadas as melhores práticas ambientais para uma cidadania ecológica.
Ficha Técnica
Título: Minuto Verde
Autoria: Quercus
Produção: Oeste Imagem / Quercus para RTP
Ano: 2012