Oralidade
Num grupo de 5, fale acerca do comportamento que se espera de um formando na escola (maneira de vestir, de participar nas actividades curriculares e co- curriculares, interacção com os restantes membros).
Certamente está convicto de que para que o processo de ensino e aprendizagem corra num ritmo são e agradável é necessário que tanto o formando como o formador, e não só, respeitem certas condições.
Texto
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
GOVERNO DA PROVÍNCIA DE CABO DELGADO
DISTRITO DE PEMBA CIDADE
ESCO LA PRIMÁRIA DO 1º E 2º GRAU ANEXA AO IFP ALBERTO J. CHIPANDE
Regulamen to Interno da Escola
CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO
Na República de Moçambique, o ensino tem como objectivo principal formar quadros dotados de conhecimentos científicos que permitem a sua participação em tarefas do desenvolvimento do país. Para lograr estes efeitos, as instituições de ensino público ou privado devem guiar-se por normas e leis que beneficiam todos os seus membros e a sociedade em geral.
A Escola Anexa ao IFP é um laboratório de ensino e educação de novas gerações. Para o cumprimento das orientações da Escola, foi elaborado o presente Regulamento, depois de ouvidas as sensibilidades de todos os intervenientes, com particular destaque para o Conselho da Escola. Assim, resultaram ideias que servirão de instrumento regulador das actividades da Escola Anexa ao IFP, tanto para os alunos como para os professores e trabalhadores em geral, pelo que o seu cumprimento é de carácter obrigatório.
Artigo 1
Natureza da Escola
Artigo 2
Objectivos da Escola
A Escola Anexa ao IFP tem como objectivos:
CAPÍTULO II
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
Órgãos Executivos
Artigo 5
Os órgãos executivos da escola dirigem o processo de ensino e aprendizagem e garantem a gestão dos recursos didácticos e humanos e são eles:
Artigo 6
Órgãos de Consulta da Escola
Artigo 7
Direitos dos Alunos
São direitos fundamentais do aluno:
Artigo 8
Deveres dos Alunos
São deveres fundamentais do aluno:
ARTIGO 9
Uniforme
Artigo 10
Disciplina
ARTIGO 11
Infracções disciplinares
ARTIGO 12
Conteúdo das Penas
ARTIGO 13
Louvores
CAPÍTULO III
Artigo 14
Direitos dos Professores
Constituem direitos dos professores, para além dos previstos no Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado e do Estatuto dos Professores, os seguintes:
ARTIGO 15
Deveres
Constituem deveres dos professores, para além dos previstos no Estatuto Geral dos Funcionários do Estado e no Estatuto dos Professores, os seguintes:
ARTIGO 16
Sanções
Em caso de infracções aos deveres constantes do presente regulamento, serão aplicadas as sanções previstas no Estatuto Geral dos Funcionário e Agentes do Estado e Estatuto do Professor.
CAPÍTULO VII
ANO LECTIVO E ACTIVIDADES ESCOLARES
ARTIGO 19
Calendário Escolar
Horário
Artigo 20
Deveres genéricos dos professores
São deveres genéricos dos professores, os seguintes:
Artigo 21
Deveres dos pais e encarregados de educação
Artigo 22
Obrigações gerais
Escola Anexa ao IFP Alberto Joaquim Chipande
Extractos do regulamento Interno da Escola Primária Anexa ao IFP Alberto Joaquim Chipande
Compreensão do texto
Depois da leitura feita, responda, por escrito, às perguntas sobre o “Regulamento
Interno da Escola Primária do 1º e 2º Grau Anexa ao IFP Alberto J. Chipande”.
Género textual
Texto normativo é um texto escrito com uma linguagem simples e sem ambiguidade para uma fácil compreensão. Apresenta um conjunto de regras com a finalidade de regular o funcionamento de instituições do Estado e privadas, de comunidades e de uma actividade económica.
NB: As sanções aparecem nos textos de regulamento interno duma instituição ou de uma actividade económica. Ex: no Regulamento Interno da Escola Primaria do 1º e 2º Grau Anexa ao IFP Alberto J. Chipande.
Funcionamento da língua
As frases são constituídas basicamente por um grupo nominal (GN) e um grupo verbal (GV.):
Ex: A Lucrécia leu o regulamento à turma.
GN: A Lucrécia
GV: leu o regulamento à turma
Tanto o grupo nominal como o grupo verbal podem ser constituídos por várias palavras, mas há uma delas que é a principal. No grupo nominal a palavra principal, o núcleo é o nome/substantivo ou um pronome.
Ex: A Lucrécia leu o regulamento à turma.
GN: A Lucrécia
No grupo verbal a palavra principal, o núcleo é o verbo.
Ex: A Lucrécia leu o regulamento à turma.
GV: leu o regulamento à turma
Ao nível da frase, o grupo nominal desempenha a função sintáctica de sujeito e concorda em género e em número com o verbo.
Ex: A Lucrécia leu o regulamento à turma.
GN – sujeito
Os alunos devem ser avaliados de acordo com o regulamento.
GN - Sujeito
O professor e o aluno cumprem com o regulamento interno.
GN: sujeito
Eu cumpro as normas.
GN: sujeito
Existem vários tipos de sujeito: simples, composto, oculto/subentendido e inexistente/impessoal.
Ex: O aluno conhece os seus direitos.
Quem sabe exige os seus direitos.
Ela fez o trabalho recomendado.
Nós somos os melhores da escola.
Ex: A Eduarda e o avô conhecem as normas da Escola.
Ela, a tia e o mano Jaime estudam na mesma escola.
Nós e os professores cumprimos com as regras estipuladas pelo Regulamento.
Eu, tu e ela lemos o Regulamento.
Ex: Não fui à escola. (eu)
O Pedro e irmã decidiram ir de férias, mas ainda estavam em aulas. (o Pedro e a irmã).
Não conseguimos ler. (nós)
As meninas da minha turma trabalharam muito e cumpriram com o tempo estipulado para aquelas actividades. (as meninas da minha turma).
Ex: Falaram-me sobre as clausulas do regulamento.
Sancionaram todos os colegas que transgrediram a alínea f ) do artigo 8.
Precisa-se de algumas clausulas do regulamento.
Neste grupo discute-se melhor o regulamento.
Na nossa turma não se explicou bem esse artigo do regulamento.
Ao nível da frase, o grupo verbal desempenha a função de predicado e pode ter a seguinte composição:
1. verbo
A Hamina faltou.
Está a chover.
O teu regulamento caiu.
Eu já acordei.
2. verbo e complementos (directo, indirecto e oblíquo)
Eu li o regulamento.
Comp. Directo – o regulamento
Ele lava o uniforme.
Comp. Directo – o uniforme
Este regulamento pertence à Lúcia.
Comp.Indirecto - à Lúcia
A directora apresentou os melhores alunos à comunidade.
Comp. Directo – os melhores alunos
Comp. Indirecto – à comunidade
A avó dá mangas ao Juma.
Comp.Directo – mangas
Comp. Indirecto – ao Juma
Entreguei o texto à Rute.
Comp. Directo – o texto
Comp. Indirecto – à Rute
Os miúdos regressaram às aulas.
Comp. Oblíquo – às aulas
Os alunos passearam pelo rio.
Comp. Oblíquo – pelo rio
A Nómussa e a Amália separaram-se do grupo!
Comp. Oblíquo – do grupo
O Complemento Directo é uma das funções sintácticas principais que ocorre no grupo verbal e é escolhido pelo verbo, podendo ser um grupo nominal ou frase.
Ex: A Luísa compreendeu o regulamento.
Comp. Directo (grupo nominal) – o regulamento
A Maimuna perguntou se não tinha visto a mochila.
Comp. Directo (frase) - não tinha visto a mochila
Ex: A Luísa leu o regulamento e compreendeu-o.
Falámos com a direcção da escola e a directora ouviu-nos com muita atenção! A professora apresentou-te à turma?
O Complemento Indirecto é uma das funções sintácticas que ocorre no grupo verbal e é formado por um grupo preposicional exigido pelo verbo.
Ex: A Rita ofereceu um dos textos ao Latifo.
Comp. Indirecto – ao Latifo
O cumprimento das normas convém a todos.
Comp. Indirecto – a todos
Eu entreguei o regulamento à Lídia.
Comp. Indirecto – à Lídia
O Complemento Indirecto pode ser substituível pelos pronomes pessoais (me, te, lhe, nos, vos, lhes).
Ex: A Rita ofereceu uma prenda ao amigo. Ofereceu-lhe um texto.
Vocês vão à secretaria? Tragam-nos o regulamento da escola.
Os alunos estão a comportar-se melhor. O cumprimento das normas convém-lhes.
Estás em casa? Entrego-te o regulamento amanhã.
A Directora foi à nossa sala e leu-nos alguns artigos do regulamento.
Um constituinte exigido pelo verbo. Esta função sintática pode ser exercida por um adverbio, um grupo com preposição ou a preposição que se liga a ele através de diferentes preposições:
A Maria pôs o livro. (frase sem muito sentido)
A directora pensou. (frase com outro sentido)
Você concorda? (frase incompleta se estiver fora de um contexto)
Vamos passar? (frase incompleta ou com outro sentido dependente de um contexto: passar de classe, por exemplo)
Substituindo o que está destacado na primeira parte de cada frase pelo pronome lhe, vemos que obtemos um resultado incorrecto. (frase incorrecta por causa da substituição de ao mercado por lhe, o que prova que ao mercado não é complemento indirecto).
Nestas frases a substituição do constituinte iniciado pela preposição a pelo pronome pessoal lhe/lhes resulta em frases correctas porque, efectivamente, tais expressões são complementos indirectos.
Exercícios
GN: os órgãos executivos da escola
GV: dirigem o processo de ensino e aprendizagem
GN: as penas disciplinares
GV: são aplicadas aos alunos infractores das normas da escola
GN: os portões
GV: abrirão na hora do intervalo maior:
GN: os pais
GV: acompanham o comportamento dos seus educandos
GN: os alunos, os professores e os funcionários
GV: - devem respeitar os símbolos pátrios
GN: a finalidade da sanção
GV: é a educação para uma adesão voluntária e consciente à disciplina
Vocabulário
Do texto Regulamento Interno foram retiradas as seguintes palavras:
indisciplinado aproveitamento injustificadas aprendizagem desrespeitar
Palavra |
Prefixo |
Palavra primitiva |
Sufixo |
Tipo de Formação |
indisciplinado |
||||
aproveitamento |
- |
aproveitar |
-mento |
derivada por sufixação |
injustificadas |
||||
aprendizagem |
||||
desrespeitar |
O estudante_____________ e ______________ tem muitas faltas ______________ e um mau ____________ académico. Mas aquele que é _____________ não ____________ as normas da escola e é ________ pelos professores e colegas.
Ortografia
directivo lectivo convidativo colectivo |
leccionar direccionar coleccionar condicionar |
educação redacção protecção correcção |
formação motivação omissão reprovação |
autoriza_ão |
le_tivo |
prote__ão |
determina_ões |
corre__ão |
san_ões |
conhe_er |
_iclos |
infra_ões |
li_ões |
a_tualizar |
fun_ionários |
a_tividade |
propor_ionar |
indi_iar |
Usa-se a virgula para:
Embora os estudantes tenham percebido a matéria, devo dar uma aula de consolidação.
Resumo
Função sintáctica: Sujeito, predicado, complemento directo e complemento indirecto e complemento oblíquo.
Ex: A Fidélia e os amigos interessam-se pela leitura do regulamento interno.
GN: Sujeito – A Fidélia e os amigos
Ex: A Fidélia e os amigos interessam-se pela leitura do regulamento interno.
GV: Predicado – interessam-se pela leitura do regulamento interno
Ex: A Luísa percebeu a sua ideia e adorou-a. A Zeituna viu o texto e levou-o.
Ex: A Rita ofereceu um texto ao Luís e ela pediu-lhe que cuidasse bem do texto.
Ex: Isso depende do regulamento!
Vamos votar neste candidato.
Produção Escrita
Redija um Regulamento Interno da sua turma, apresentando as regras a ter em conta na estruturação dos grupos de limpeza e organização da sala, incluindo punições para os infractores. Use uma linguagem clara e objectiva e a estrutura correcta desse género textual.