Oralidade
Neste capítulo, vai aprofundar os seus conhecimentos sobre textos jornalísticos, nomeadamente, notícia, reportagem e entrevista. Os textos jornalísticos veiculam informações por via de órgãos de informação tais como jornais e revistas impressos e electrónicos, televisão, rádio, etc.
A informação tem sido usada como base para a planificação da vida, no dia-a-dia.
A informação é um elemento chave na igualdade de género. Nas zonas rurais, a percentagem de mulheres que não tem acesso a meios de comunicação é duas vezes maior do que de homens na mesma condição.
Consequentemente, as mulheres estão menos informadas sobre assuntos de saúde sexual e seprodutiva, HIV, nutrição, direitos da mulher e da criança, etc.
In: Ministério do Plano e Desenvolvimento, Relatório sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Millenium, 2010
Como forma de aprofundar a vossa reflexão sobre a importância da informação, em grupos de 4 a 5, conversem sobre a Importância do acesso à informação.
O Debate consiste na troca de ideias e pontos de vista sobre um determinado assunto com a intenção de convencer os interlocutores. A capacidade argumentativa constitui uma ferramenta importante num debate.
No debate, devem ser respeitadas algumas regras para que ocorra de forma ordeira e produtiva, algumas das quais, são as seguintes:
Texto
Professor deve dar valor à sua profissão
O VICE-MINISTRO da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Ngunga, instruiu os funcionários do sector na Província de Inhambane, em particular, os professores, a serem cada vez mais persistentes e a não desistirem da sua missão de transmissão de conhecimentos com a qualidade necessária.
Na mesma ocasião, aquele dirigente apelou aos presentes a redobrar esforços para evitarem ou reduzirem o índice de reprovações dos alunos porque, segundo disse, as reprovações influenciam nas desistências dos alunos.
“O professor molda o homem, é por isso que se impõe toda a responsabilidade. O professor deve marcar diferença entre as outras pessoas da comunidade e ocupar o seu espaço”, disse Ngunga.
In Notícias, 6 de Junho de 2017
Depois da leitura do texto, responda, com clareza, às questões de compreensão que se seguem.
Compreensão do texto
1. Na notícia apresentada, informa-se que o Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano “instruiu (…) os professores, a serem cada vez mais persistentes e a não desistirem da sua missão de transmissão de conhecimentos com a qualidade necessária”.
2. É relatado no texto jornalístico que o Vice-Ministro disse também que: “as reprovações influenciam nas desistências dos alunos”.
3. “O professor molda o homem, por isso que se impõe toda a responsabilidade”.
Comente a afirmação.
4. A notícia é um texto jornalístico que se caracteriza por responder às seguintes perguntas clássicas: Quem? O quê? Quando? Onde?
Releia o texto e responda a cada uma delas.
5. A estrutura da notícia apresenta três partes. Identifique-as neste texto.
Género textual
Notícia é o fundamental do que um leitor deve saber sobre um facto, um tema, um problema ou acontecimento supostamente verdadeiro, inédito e actual, de interesse geral, que se comunica a um público.
Estrutura
A notícia apresenta:
PM no término do XIII festival dos jogos escolares |
Antetítulo |
Pratiquem desporto sem descurar os estudos |
Título |
retirado do jornal Notícias de 24 de Julho de 2017 |
Boeing sabia de falhas no 737 MAX |
Título |
Originadas por mudanças técnicas |
Subtítulo |
A notícia caracteriza-se por ser um texto curto, que relata factos actuais, verdadeiros e de interesse social, de forma objectiva e impessoal.
Funcionamento da língua
Ficha Informativa
Dentro de cada período, as orações podem ligar-se por coordenação (mediante conjunções coordenativas) e por subordinação (através de conjunções subordinativas).
As conjunções coordenativas ligam elementos ou orações sintacticamente independentes, em que cada uma tem o seu sentido particular, quer ligada quer separada da outra.
Ex1: A Ana é inteligente e estuda muito.
Neste caso, a conjunção e estabelece uma relação de adição, junção entre as orações, mas cada uma pode fazer sentido mesmo sem estar ligada à outra.
A Ana é inteligente.
A Ana estuda muito.
Ex2: A Ana é inteligente, mas não estuda.
Neste exemplo, a conjunção mas estabelece uma relação de oposição de sentido entre as orações.
As orações coordenadas podem ser copulativas, adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas.
Quadro das conjunções coordenativas
Classificação |
Conjunções |
Locuções |
Frases exemplificativas |
Classificação |
Conjunções |
Locuções |
Frases exemplificativas |
Copulativas (Indicam adição) |
e, também, nem, |
não só… mas também, não só… como também, tanto… como |
|
Adversativas (Indicam oposição) |
mas, porém, todavia, entretanto, contudo |
no entanto |
|
Disjuntivas (Indicam alternativa) |
Ou |
ou…ou, quer…quer, nem…nem, seja…seja |
|
Conclusivas (Ligam a anterior, uma oração que exprime conclusão, consequência) |
logo, pois, portanto, assim |
por conseguinte, por isso |
|
Explicativas (Ligam duas orações, a segunda das quais justifica o conteúdo da primeira) |
pois, porquanto |
|
Exercícios
1. Tendo em vista a notícia estudada antes, complete usando as seguintes conjunções: ou, mas, pois, e.
2. Construa frases sobre a função do professor, usando as conjunções: nem, porém, portanto, ou, pois.
Produção Escrita
1. Recolha alguns jornais matinais produzidos no seu instituto, analise as notícias com os seus colegas, em pequenos grupos, no que respeita à estrutura, linguagem e importância/pertinência do conteúdo.
2. Depois da análise das notícias do jornal matinal, produza uma lista de constatações e sugestões para a melhoria da redacção de notícias em termos de pertinência/interesse do conteúdo, extensão, estruturação dos textos e da linguagem.
3. Produza uma notícia que sirva de modelo em termos de estrutura e de pertinência dos assuntos nele abordados.
Mais de metade dos homens circuncidados no país
O país atingiu avanços significativos na circuncisão masculina, apesar de os resultados não serem satisfatórios nas províncias de Manica, Sofala e Tete.
O Governo criou, em 2013, o Programa Nacional de Circuncisão Masculina, com o objectivo de expandir a circuncisão masculina num período de 4 anos, com uma meta de dois milhões de homens, com idade entre 10 e 49 anos.
De acordo com dados do Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA em Moçambique (IMASIDA 2015), em todo o país, 63% dos homens de 15 aos 49 anos declararam terem sido circuncidados.
O relatório refere que há uma diferença na proporção dos homens circuncidados entre as províncias, sendo mais alta no Niassa (95 por cento) e Nampula (93 por cento) e mais baixa em Tete (9 por cento), Manica e Sofala (ambas com 20 por cento).
Os homens residentes nas áreas rurais são menos circuncidados (41 por cento) em comparação com os homens residentes nas áreas urbanas (59 por cento).
Relacionando a circuncisão com a religião, 93 por cento dos homens que se declararam da religião Islâmica afirmaram ser circuncidados, seguindo os homens da religião Católica, com 74 por cento. Os da religião Zione/Sião apresentam menor percentagem de homens circuncidados, com 37 por cento.
Quanto à pessoa que realizou a circuncisão, a proporção dos homens circuncidados por um praticante de medicina tradicional (33 por cento) foi maior em comparação com a proporção dos homens circuncidados por um trabalhador/profissional da saúde (27 por cento), com uma diferença de 7 por cento.
A proporção de homens circuncidados por um trabalhador de saúde/profissional de saúde apresenta uma relação directa com o nível de escolaridade. Passa de 11 por cento entre os homens sem instrução para 70 por cento entre os homens com nível de escolaridade superior.
In Notícias, 16 de Maio de 2017
Aprofunde seus conhecimentos
Compreensão do texto
1. A educação escolar desempenha um papel fundamental na consciencialização sobre a importância da circuncisão. Fundamente a afirmação anterior com base no texto.
2. A medicina tradicional é a que mais contribui no processo da circuncisão masculina no país.
3. Que conclusões pode tirar sobre a consciência da importância da circuncisão masculina em Moçambique?
Funcionamento da língua
Exercícios
1. De acordo com o texto em estudo, complete as frases com as seguintes conjunções: e, mas, pois, logo, ou.
2. Leia as frases em 1, divida e classifique as orações conforme a categorização indicada no quadro das conjunções coordenativas.
3. Construa uma notícia sobre o tema da relação entre circuncisão e saúde, utilizando as conjunções e, mas, pois, logo, ou.
Oralidade
Depois da leitura da notícia sobre a circuncisão masculina, promova uma conversa na turma, tomando como foco as seguintes questões:
Aprofunde seus conhecimentos
Ortografia
Escrever verbos com as terminações nasais -am e -ão pode constituir alguma dificuldade, por isso, é muito importante compreender em que contexto ocorre cada uma das terminações.
Uso de -ão e -am na terminação de formas verbais
Usa-se -ão quando essa sílaba é tónica (isso só acontece no futuro do indicativo e com pouquíssimos verbos no presente do indicativo: dão, estão, vão, hão, são).
Ex: Se não chover, sairão tarde do convívio.
Hoje, eles vão à festa.
Usa-se -am quando a sílaba é átona na 3ª pessoa do plural do:
1. Complete com -am ou -ão. Preste atenção aos tempos verbais e ao contexto a que a frase se refere:
2. A partir das frases faça duas listas: lista A composta por palavras terminadas em -ão e lista B composta por palavras terminadas em -am.
Destaque a sílaba tónica em cada uma das listas criadas.
Resumo
Textos jornalísticos são aqueles que têm o objectivo de informar e são veiculados por jornais, revistas, rádio, televisão, etc.
O estudo dos textos jornalísticos, em geral, e da notícia, em particular, deve relevar a importância do acesso à informação.
A notícia mantém as pessoas informadas sobre o que acontece nas suas comunidades e no mundo. As informações ajudam na planificação, na condução e tomada de decisões importantes no dia-a-dia.
Por isso, os alunos devem ser incentivados a acompanhar as notícias por via dos diferentes meios de comunicação (jornais, rádio, televisão, revistas, etc.) para se manterem sempre informados.
O estudo das orações coordenadas permite desenvolver a competência comunicativa no uso das conjunções e locuções coordenativas de modo a articular adequadamente as nossas ideias no nosso discurso.
As nasais -am e -ão devem ser bem seleccionadas e empregues na escrita das palavras respeitando os seguintes princípios: