Oralidade
Uma breve conversa acerca dum local turístico.
Descreva, para os seus colegas, um local turístico que já visitou ou conhece. Descreva-o e fale também sobre os encantos do local. Faça com que os seus colegas tenham interesse em visitar o local.
Depois desta conversa sobre os locais turísticos, leia o texto referente ao Museu Nacional da Moeda.
Texto
Leia de forma silenciosa o texto MUSEU NACIONAL DA MOEDA
Praça 25 de Junho Casa Amarela, Maputo Tel. 21. 320290
Horário
3ª a 6ª feira - Das 11h às 17 h
Sábado - Das 9h às 15h
Domingo e Feriados - Das 14h às 17h
Encerra à 2ª feira.
Escola
O edifício onde está instalada a “Casa Amarela”, de arquitectura indo-portuguesa, foi construído em 1860, sendo considerada a primeira casa de alvenaria da então cidade de Lourenço Marques. Esta propriedade pertencia a um comerciante indiano que, posteriormente, a vendeu ao Governo Português pela quantia de 750 libras esterlinas. A sua anterior estrutura desapareceu e ganhou uma mais modernizada que não permite que confundam o edifício com uma residência.
A criação do Museu da Moeda insere-se no âmbito da preservação e valorização do património histórico de Moçambique, tendo em conta que a moeda é um testemunho histórico importante, revelando o grau de desenvolvimento económico de uma sociedade e as relações socio-económicas, políticas e culturais entre povos ou países.
O Museu Nacional da Moeda expõe cerca de 4300 moedas, peças monetiformes, notas e medalhas, sendo 1000 referentes a Moçambique. São mostradas moedas- mercadoria (argolas ou manilhas, enxadas, andas, aspas e cruzetas, entre outras) que circularam em ósmicas, nas políticas e nas culturas dos povos ou países.
Em África e especialmente em Moçambique têm moedas metálicas cunhadas, lisas e carimbadas e notas (papel-moeda) de quase todo o mundo.
No Museu, entre as moedas-mercadoria expostas, pode apreciar-se também o antepassado do metical, (a moeda de Moçambique). A 4,83 gr de ouro em pó chamava-se metical (termo de origem árabe). No interior das penas de aves iguais à que está exposta, transportava-se o ouro, tapando a extremidade das penas com cera de abelha.
Várias salas do Museu mostram, segundo um critério geográfico, moedas de diferentes partes do mundo, havendo ainda uma sala dedicada a medalhas.
Na entrada principal, à esquerda da porta há uma grande prateleira cheia de argolas prateadas e à direita estão perfiladas moedas metálicas cunhadas.
Indo sempre em frente, há uma outra estante com três prateleiras. A primeira e a segunda exibem moedas-mercadoria de diferentes países.
Por trás desta estante há uma porta que dá acesso a uma outra sala com quatro prateleiras cheias de moedas lisas e carimbadas e notas de papel de quase todo o mundo.
Adaptado do site https://arqueologia2014.weebly.com/uploads/3/7/2/3/37232577/
museus_de_mocambique.pdf
Compreensão do texto
Depois da sua leitura responda às seguintes perguntas, por escrito.
Género textual
O guia-turístico é um texto por meio do qual instituições turísticas transmitem informações, ordens, notificações aos visitantes acerca do local a que se referem. Portanto, o guia-turístico tem como objectivo chamar alguém a juízo ou dar conhecimento de todas as informações importantes: localização da instituição, horário de funcionamento, localização dos objectos expostos, etc. Normalmente, associa duas formas (a forma verbal e a forma gráfica) - e tem dois momentos: (o momento da narração e o momento da descrição).
No momento da narração apresenta-se o historial do local, por isso se usa o pretérito perfeito.
No momento da descrição do local ou exposição, emprega-se o presente do indicativo.
Vocabulário
1. Classifique morfologicamente as palavras a negrito nas frases abaixo:
2. Escreva frases usando os antónimos das seguintes palavras retiradas do texto: encerrar, valorização e liso.
3. Elabore duas frases usando derivados do verbo encerrar.
Funcionamento da língua
Verbos transitivos, intransitivos
Ex: A estrutura anterior desapareceu.
No jardim do Museu, as flores não murcham.
Ex: Naquela visita turística tivemos uma guia-turística.
Eu adorei o museu.
Ex: A arrumação das moedas agradou a todos.
A propriedade pertencia ao comerciante indiano.
Ex: O Governo deu uma prenda ao país.
O Salustiano entregou o guia às turistas.
Exemplo de alguns verbos:
Verbos intransitivos: murchar, adormecer, crescer, desaparecer, cair, dormir, …
Verbos transitivos directos: abrir, aprender, ganhar, frequentar, descobrir, …
Verbos transitivos indirectos: acudir, agradar, concordar, obedecer, pertencer, …
Verbos transitivos directos e indirectos: confundir, repartir, esconder, converter, trocar…
Exercícios
1. Complete o texto com os seguintes verbos: abrir, frequentar, achar, obedecer, aprender, descobrir, ser, tornar, partilhar e adquirir.
O museu as portas a partir de Terça-feira até Domingo. O guia turístico_____os conhecimentos sobre o local com os visitantes. Porque ele_____quem o local mais atraente pelas histórias que conta, ajuda o visitante a_______os encantos do local, para que ele sempre que________necessário. Neste local, o visitante não só conhecimentos sobre o museu e os seus objectos, mas também a história da moeda, sua evolução e muito mais.
Neste país, a maior parte da população não_______ os locais turísticos do país. A população ainda não________e muito menos________o gosto pelas visitas turísticas dentro do país. Neste local turístico, todo o visitante deve_____às regras da instituição.
2. Escreva 3 frases da sua autoria usando os verbos murchar (intransitivo), comer (transitivo directo), concordar (transitivo indirecto) e trocar (transitivo directo e indirecto).
Ortografia
Leia as palavras abaixo. Preste atenção às sílabas sublinhadas:
1
a. |
Sáado |
só |
selo |
sino |
suave |
b. |
Assinar |
assobio |
cassete |
massa |
agressão |
c. |
Ansiosa |
Anselmo |
tensão |
insensato |
insónia |
d. |
Absoluto |
Absalão |
Edson |
valsa |
Elsa |
Nas palavras dos grupos acima, a consoante s tem a mesma pronúncia porque na alínea:
2
Fáusia, coisa, maisena, casa, casada, analisar, avisar, pesquisar
Nestas palavras a consoante s tem a pronúncia z porque está entre vogais ou ditongos.
3
burguês camponês chinês português mesmo
No número três, a consoante s tem a pronúncia de j pelo facto de serem palavras terminadas pelo sufixo –ês em sílaba semi-fechada.
4
pastas Marques países raspar esfregão esquecer
Neste grupo, a consoante s tem a pronúncia ch porque está no fim de palavra ou porque a sílaba a seguir à consoante s começa com p, t, q, f, s, ch e x.
Exercícios
1. Preencha o quadro com palavras à sua escolha cujo -s tenha as seguintes pronúncias:
z |
s |
j |
ch |
2. Sublinhe as sílabas em que o s tem a pronúncia de ch.
Constância |
resma |
visto festa |
esquerda |
mesmíssima |
Irlandês |
resmungar |
desfalque desgraça |
esfregar |
hospital |
hospedeira |
flores |
asma algas |
livros |
lesma |
3. Complete as palavras abaixo com -s ou -ss-.
me_a |
a_unto |
zelo_o |
can_ativo |
en_ino |
de_calço |
bra_a |
ve_pera |
ab_trato |
conver_ar |
impre_o |
o_o |
_apato |
poi_ |
bu_ola |
pa_adeira |
pale_tra |
_ozinho |
a_adeira |
ver_ão |
cami_ola |
glo_ário |
pau_a |
_alada |
pe_oa |
_u_pen_o |
tele_cola |
proce_o |
gira_ol |
e_perança |
janela_ |
_elo |
_olo |
paí_e_ |
_algado_ |
_al_a |
Produção Escrita
Produza um guia-turístico, falando dos locais históricos de Moçambique à sua escolha. Siga a estrutura e linguagem típica deste tipo de texto e use verbos transitivos, intransitivos. Não se esqueça de acompanhar o seu texto com imagens, que pode procurar a partir de fotografias ou a partir da internet. Em todos os casos deve mencionar a fonte.
Leia a tabela seguinte para ver quão diversificada é a oferta turística de Moçambique! Pode usar qualquer uma destas atracções para o guia turístico que deve elaborar.
Alguns lugares de interesse turístico em Moçambique
Localização |
Lugar |
Cidade de Maputo |
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Província de Maputo |
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Província de Cabo Delgado |
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Província de Gaza |
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Província de Inhambane |
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Província de Manica |
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Província de Nampula |
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Província de Tete |
|
Província de Sofala |
|
Província da Zambézia |
|
Resumo
Compõe-se de duas formas: a verbal (texto escrito) e a gráfica (as imagens).
A parte verbal divide-se em dois momentos: narração, historial do local e descrição do local e do estado dos objectos expostos.
Ex: Os turistas dormem neste hotel.
Ex: 1. Naquela visita turística tivemos um guia-turístico.
2. A arrumação das moedas agradou a todos.
3. O João ofereceu um livro à irmã.
Ex: assadeira, insulto, casa, mesmo, brincos, Edson