Oralidade
Uma pequena dramatização sobre a higiene individual e uma vida escolar sã, fora do tabagismo e do alcoolismo.
A actuação é feita por todos os grupos da turma. Depois todos elegem o melhor grupo, o que tiver demonstrado as melhores atitudes comportamentais (ser, estar e fazer), no meio escolar, no sector de trabalho e na sociedade.
Depois da dramatização, você pôde perceber que as suas atitudes e comportamentos são importantes para uma harmonia social e profissional. Para melhor compreensão, leia o texto “ CONVOCATÓRIA”.
Texto
Leia silenciosamente a convocatória que se segue.
República de Moçambique
Sede do Bairro de Chitima
CONVOCATÓRIA
Convocam-se todos os estudantes e professores das escolas do bairro supracitado para uma reunião a ter lugar na sexta-feira, 22 de Setembro do corrente ano, no pavilhão da Sede do Bairro, com a seguinte agenda:
1. Higiene individual e colectiva;
2. Alcoolismo e tabagismo nas escolas;
3. Estratégias a tomar para se ter escolas, famílias e comunidade sãs e livres desses vícios.
4. Diversos.
Cahora Bassa, 15 de Setembro de 2017
O Secretário do Bairro
Compreensão do texto
Leitura e interpretação da convocatória.
Género textual
A Convocatória é um tipo de texto em que o emissor, investido de poder, determina a realização de uma futura reunião, especificando o local, a data e a estrutura da mesma. A convocatória distingue-se pelo facto de ser impessoal.
Apresenta a marca da 3ª pessoa para exprimir o emissor da convocatória (A Direcção da escola convoca...).
Usa verbos no presente do indicativo.
Especifica a relação entre emissor e receptor (Ex: Secretário do Bairro, estudantes e professores).
Utiliza numerais como marcadores, facto que permite coerência e, consequentemente, a coesão do texto (1, 2, 3…).
Características |
||
Cabeçalho |
Espaço Nome da instituição Tipo de texto |
Sede do Bairro de Chitima |
Corpo |
1o parágrafo: actos de convidar 2º parágrafo: Agenda |
Convocam-se todos os estudantes e professores das escolas do Bairro supracitado para uma reunião a realizar-se na sexta-feira, 22 de Setembro do corrente ano, no pavilhão da Sede do Bairro, com a seguinte agenda: 1. Higiene individual e colectiva; 2. Alcoolismo e tabagismo nas escolas; 3. Estratégias a tomar para se ter escolas sãs e livres de vícios no Bairro; 4. Diversos. |
Desfecho |
Identificação do local e data |
Cahora Bassa, 15 de Setembro de 2017 O Secretário do Bairro ------------------------ |
Funcionamento da língua
Contracções de preposições com artigos, pronomes demonstrativos, pronomes pessoais e advérbios
Preposição é uma palavra invariável que relaciona dois ou mais termos numa oração.
Ex: Os amigos do Francisco estranharam o seu modo de limpar a janela.
A preposição é invariável, isto é, não varia de nenhuma maneira (género, número, grau, pessoa, tempo, modo, aspecto, voz). No entanto, as preposições podem juntar-se a outras palavras variáveis da língua (contracção).
A hora da limpeza chegou. (de +a = da)
Passei pelas escadas laterais. (por + as = pelas)
1. Contracção de preposição com artigos definidos e indefinidos
Ex: Os alunos passaram pelo corredor esquerdo.
A Esperança esteve numa reunião ontem.
As reuniões da escola acontecem frequentemente aos sábados.
2. Contracção de preposição com pronomes demonstrativos
Preposições |
Pronomes Demonstrativos |
||||||||
este estes |
esta estas |
esse esses |
essa essas |
aquele aqueles |
aquela aquelas |
aquilo |
isto |
isso |
|
de |
deste destes |
desta destas |
desse desses |
dessa dessas |
daquele daqueles |
daquela daquelas |
daquilo |
disto |
disso |
em |
neste nestes |
nesta nestas |
nesse nesses |
nessa nessas |
naquele naqueles |
naquela naquelas |
naquilo |
nisto |
nisso |
a |
- - |
- - |
- - |
àquele àqueles |
àquela àquelas |
àquilo |
- - |
- - |
Ex: As carteiras partidas estão naquela sala.
Nesse sábado haverá limpeza nesta escola.
Estas laranjas são suculentas.
Características |
||
Cabeçalho |
Espaço Nome da instituição Tipo de texto |
Sede do Bairro de Chitima |
Corpo |
1o parágrafo: actos de convidar 2º parágrafo: Agenda |
Convocam-se todos os estudantes e professores das escolas do Bairro supracitado para uma reunião a realizar-se na sexta-feira, 22 de Setembro do corrente ano, no pavilhão da Sede do Bairro, com a seguinte agenda: 1. Higiene individual e colectiva; 2. Alcoolismo e tabagismo nas escolas; 3. Estratégias a tomar para se ter escolas sãs e livres de vícios no Bairro; 4. Diversos. |
Desfecho |
Identificação do local e data |
Cahora Bassa, 15 de Setembro de 2017 O Secretário do Bairro ------------------------ |
Artigos definidos |
Artigos indefinidos |
|||||||
o |
a |
os |
as |
um |
uma |
uns |
umas |
|
a |
ao |
à |
aos |
às |
- |
- |
- |
- |
de |
do |
da |
dos |
das |
dum |
duma |
duns |
dumas |
em |
no |
na |
nos |
nas |
num |
numa |
nuns |
numa |
por |
pelo |
pela |
pelos |
pelas |
- |
- |
- |
- |
3. Contracção de preposições com pronomes pessoais
Preposições |
Pronomes pessoais |
|||
ele |
ela |
eles |
elas |
|
de |
dele |
dela |
deles |
delas |
em |
nele |
nela |
neles |
nelas |
Ex: Os baldes azuis são deles.
A bacia dela está cheia.
Não ponha mais água nela.
4. Contracção de preposição com advérbios
Advérbios |
||||
Aqui |
ali |
aí |
onde |
|
a |
- |
- |
- |
aonde |
de |
daqui |
dali |
daí |
donde |
Ex: Todos os que estão na porta são alunos daqui.
Vocês, saiam daí.
Onde vocês estavam?
Aprofunde seus conhecimentos
Exercícios
1. Complete com para ou por, contraindo com artigo, se necessário.
2. Complete com a, de ou em, contraindo com artigo, se necessário.
3. Complete o texto abaixo, usando contracções de preposições com artigos, demonstrativos, pronomes pessoais e advérbios.
A reunião foi realizada (1) ____ pavilhão (2)____ sede (3)_____ bairro. Quase todos chegaram cedo (4)_____ encontro, mesmo(5)_____ pessoas que vivem bem distantes (6)_____ pavilhão.
A reunião iniciou com a entoação (7)_____ hino nacional, (8)_____que não o conheciam tiveram oportunidade de aprender.
(9)_____reunião foram abordados vários assuntos, todos eles constantes (10)_____ agenda. E as soluções vinham (11)_____vários intervenientes, até (12)_____pessoas que menos esperávamos. Foi um avivamento de esperanças adormecidas (13)_____famílias (14)_____escola, em suma, (15)_____bairro em geral, pois já não viam (16) iriam buscar soluções para uma vida sã (17) seus educandos. Quando a reunião terminou, (18)_____ uma da tarde, todos saíram (19)_____maravilhados e sentindo-se (20)_____início de uma nova etapa de vida. (21)_____tinha nascido uma nova e robusta esperança: “O diálogo é o melhor remédio.”
Vocabulário
Da palavra convocatória pode-se obter outras palavras tais como:
Convocável
Convocador
Convocatória
Convocar
Convocação
Escreva duas frases, usando as palavras: convocar e convocação.
Preencha os espaços com palavras da família de:
Ortografia e pronúncia
1. Leia as palavras anteriores em voz alta. Preste atenção à forma como pronuncia a letra c em cada sílaba sublinhada. Observe a letra que se segue ao c para extrair uma regra que justifique a pronúncia diferenciada da mesma letra.
Ex: Celso cimento cereja cereais vencimento Cinderela
Ex: Carola cova curral caniço conta cume
2. Nas palavras abaixo identifique as sílabas com o som idêntico ao s em sala:
carro cebola couve Celso centena
descobrir sapatilha assado
Clássico Plácido ciência sociedade
3. Seleccione as palavras em que a consoante c tem a pronúncia idêntica ao c em capaz e com elas elabore frases.
4. O seu formador vai ditar palavras em que a letra c tem os dois sons.
Resumo
A Convocatória é um texto composto por três partes:
Usa uma linguagem clara e objectiva, formas verbais na 3ª pessoa, no presente do indicativo.
Ex: Secretário do Bairro.
A Ana foi à escola. (A Ana foi a+a escola)
Todos passaram pela portagem. (Todos passaram por+a portagem).
Naqueles tempos, havia poucas escolas. (em+aqueles tempos…)
Não ligues àquilo que ele disse. (Não ligue a+aquilo que ele disse.)
Ele foi àquele sítio de que te falei. (ele foi a+aquele sitio de que te falei.)
Aonde vocês foram no Domingo? (a+ onde vocês foram no Domingo?)
Ex: Celso, cimento, face, cereais, vencimento, ciência, recitar, aguaceiro
Carola pouca cova loucura ficar curral coco cana bico cume
Produção Escrita
1. Com o seu colega de carteira, elaborem uma convocatória para os membros da vossa comunidade, com a seguinte agenda:
Tenham em conta a estrutura desta tipologia textual, a linguagem e as funções de linguagem predominantes. Prestem atenção ao uso de preposições e suas contracções com outras classes gramaticais. Usem pronomes pessoais e demonstrativos.