Oralidade
Uma breve conversa acerca da importância da Escola.
Em grupos de 5 elementos, discutam acerca das seguintes questões:
Depois da pequena conversa sobre a importância da escola, já conhece o valor desta instituição de ensino. Sendo assim, vai aprofundar o conhecimento sobre como manter a escola sempre limpa, lendo o texto “AVISO”.
Texto
Leia silenciosamente o texto abaixo:
Escola Primária de Mutxora
AVISO
Avisa-se todos (as) estudantes da 5ª classe turmas A, B, C e D, que no dia 18 de Novembro (sábado), devem apresentar-se na escola às 8 horas para uma jornada de limpeza, que iniciará no mastro, local onde se iça a bandeira, e culminará no portão principal.
Cuamba, 14 de Novembro de 2017
A Chefe de Higiene e Saúde Escolar
Marta Humberto Moniz
Compreensão do texto
Com o seu par, responda, por escrito, às perguntas sobre o aviso que acabou de ler:
Género textual
O Aviso é enunciado escrito ou oral, por meio do qual as pessoas comuns dentro das suas comunidades, ou mesmo em empresas e em outras instituições (como escolas, centros de saúde, etc.) transmitem informações, orientações, notificações a funcionários, colaboradores ou a terceiros com quem partilham interesses.
Este texto apresenta as seguintes características:
O aviso divide-se em três partes principais:
Partes principais de um aviso |
Características |
Exemplo de um aviso |
Cabeçalho |
Entidade que emite o aviso Em caracteres destacados e em maiúsculas, no centro, o título do documento |
Escola Primária de Mutxora AVISO |
Corpo |
Explicitação do conteúdo e/ ou objecto do Aviso, contendo informação sobre a entidade que emite o aviso, os sujeitos envolvidos no aviso, a data, a hora, o local e outros elementos relevantes para evitar ambiguidade da informação. |
Avisa-se todos os estudantes da 5a classe turmas A, B, C e D, que no dia 18 de Novembro (sábado), devem apresentar- se na escola, pela manhã, às 8 horas, para uma jornada de limpeza que iniciará no mastro, onde se ensaia a bandeira e culminará no portão principal. |
Fecho |
Local e data da emissão do Aviso A entidade emissora |
Cuamba, 14 de Novembro de 2017 A Chefe de Higiene e Saúde Escolar Marta Humberto Moniz |
Produção Escrita
Com um colega, produza um aviso no qual digam onde se deve deitar o lixo das salas de aula.
Funcionamento da língua
O texto em estudo apresenta verbos no presente (avisa-se, devem, …) e no futuro do indicativo (iniciará, culminará…). A partir dessas formas verbais, veja os tempos simples e compostos do modo indicativo.
O modo verbal expressa gramaticalmente as atitudes e opiniões dos falantes, tais como: constatação, certeza, dúvida, suposição, permissão, obrigação, etc.c.
O modo indicativo exprime uma acção, um estado ou um facto considerado como realidade. Este é o modo fundamental nas frases simples e nas complexas.
Tempos do modo indicativo: presente; pretérito perfeito simples; pretérito perfeito composto; pretérito imperfeito; pretérito-mais-que-perfeito composto; futuro imperfeito e futuro perfeito composto.
Os tempos no modo indicativo apresentam-se de forma simples e outros de forma composta. Os tempos na forma simples- são aqueles que apresentam uma única forma verbal.
Os tempos na forma composta apresentam duas formas verbais, sendo uma auxiliar (geralmente os verbos ter e haver conjugados de acordo com o modo, tempo, pessoa e número que se pretende adoptar) e outra forma principal (sempre no particípio passado, sempre invariável tanto em género como em número).
Este tempo utiliza-se para cinco fins:
1. Referir acções que ocorrem no momento do enunciação:
2. Enunciar acções permanentes ou assim consideradas (em definições científicas, provérbios, leis, textos normativos e diário.)
3. Enunciar acções habituais ou características do sujeito;
4. Enunciar o passado, para dar mais vivacidade ao narrado (o chamado presente histórico).
5. Apresentar um facto no futuro próximo.
Indica acções ou eventos decorridos num momento determinado no passado.
Utiliza-se para vários fins:
1. Enunciar acções ocorridas no passado, mas inacabadas e transmite valores de continuidade e duração;
2. Indicar acções simultâneas no passado;
3. Designar acções passadas, habituais ou repetidas;
4. Expressar polidez, em pedidos.
5. Situar narrações em tempos indefinidos.
1. Indica factos futuros que ainda não aconteceram.
2. Expressa incertezas acerca de factos actuais;
3. Manifesta súplica ou pedido;
4. Em enunciados condicionados, expressa factos de realização provável.
Usa-se para falar de acções que começam no passado e se prolongam até ao momento presente.
Usa-se para falar de acções passadas que aconteceram antes de outras, também passadas:
Exercícios
1. Escreva as frases com os verbos sublinhados no pretérito perfeito do indicativo.
2. Tomando em consideração o assunto do texto em estudo, complete as frases com os verbos no pretérito perfeito composto.
3. Complete as frases com o futuro dos verbos destacados em cada frase.
4. Complete com os verbos no pretérito mais-que-perfeito composto ou no pretérito perfeito simples.
5. Complete com os verbos no presente do indicativo.
6. Elabore duas frases com o Pretérito Perfeito Composto e duas com o Futuro do Indicativo, tomando como base o tema da jornada de limpeza escolar.
Vocabulário
Exercício
A |
B |
|
estudantes |
limpeza |
|
completo |
imperioso |
|
higiene |
concluído |
|
obrigatório |
alunos |
Ortografia
As vogais nasais podem ser representadas na escrita de duas maneiras:
Ex: irmã, maçã, põe, mão, peões, campeão, balão…
Ex: lembrança, Novembro, limpeza, Humberto, Cuamba, lindo, panda, estudantes, principal, pontualidade, bandeira…
Ex: limpeza, completa, importância, emprego, romper, Limpopo, Novembro, Cuamba, Humberto, sombra, emblema, embrulho, …
Ex: principal, bandeira, enfermeira, engano, honra, convite, …
Aprofunde seus conhecimentos
Exercício
a. esfregao |
b. botoes |
c. camarao |
d. mesa |
e. mae |
f. estudantes |
g. coroa |
h. peao |
i. talao |
j. campeonato |
k. salao |
l. vastidao |
m. leoa |
n. varao |
o. activaçao |
p. patroa |
q. conterrâneo |
r. personificaçao |
s. feijao |
t. cadeirao |
u. chao |
v. ferroar |
w. leitao |
x. portao |
y. oleado |
a. |
vi douro |
g. |
u tar |
m. |
po te |
b. |
tro pa |
h. |
a_bulâ_cia |
n. |
co to |
c. |
roma ce |
i. |
me sal |
o. |
co forto |
d. |
Cua ba |
j. |
po ba |
p. |
e pregado |
e. |
co pleto |
k. |
machi bo bo |
q. |
e brulho |
f. |
esta par |
l. |
arro bar |
r. |
cu prime to |
Produção Escrita
Considerando-se director/a da turma, produza um aviso para a turma. Use o presente e o futuro do indicativo, seguindo a estrutura do aviso, com uma linguagem clara e objectiva. Releia o seu aviso antes de o entregar.
Resumo