Depois de desenvolver competências sobre o uso social do requerimento e sua forma específica de escrita, a seguir, vai consolidar os seus conhecimentos sobre a acta.
Vai desenvolver actividades de aprendizagem para aprofundar conhecimentos sobre a acta e desenvolver competências que lhe permitam produzir correctamente actas para os fins pertinentes.
Texto
Leia atentamente o texto e pense nas características de uma acta a partir das questões que se seguem.
Instituto de Formação de Professores de Chibututuíne
Acta
Acta da reunião da turma R1
Ao quarto dia do mês de Maio de dois mil e dezassete realizou-se, na sala três, a terceira reunião ordinária da turma Regular um, presidida pela directora de turma, Aurélia Mudiue, na qual participaram todos os formandos. A mesma teve os seguintes pontos de agenda:_________
Antes da abordagem dos pontos da agenda, a presidente tomou a palavra e saudou todos formandos da turma.___________________________
Sobre o primeiro ponto da agenda, o formando Penino Faduco leu a acta da primeira reunião que, após reconhecer-se que reflectia os assuntos tratados, foi aprovada e assinada pelo secretário, Penino e pela presidente (directora da turma)._____________________________________________________
No segundo ponto, a presidente perguntou aos participantes como iam os primeiros dias na instituição. Em resposta, os formandos disseram que estavam sendo difíceis devido às dificuldades de adaptação ao horário (acordam cedo e dormem tarde) e ao elevado número de disciplinas (dezasseis). Sobre esta resposta, a presidente pediu aos formandos para se empenharem na adaptação rápida pois o curso é intensivo e exige muito esforço, o horário não ia mudar, nem o número de disciplinas ia diminuir, por isso, havia que aprender rapidamente a gerir o tempo para satisfazer todas as obrigações curriculares e co-curriculares. Acrescentou que ela sempre estaria disponível para dar todo o apoio que os formandos precisassem. ____
No concernente ao terceiro ponto da agenda, com recurso às eleições, a turma foi estruturada da seguinte forma: _______________________
No que respeita ao quarto e último ponto da agenda, para garantir a limpeza da sala de aulas, foi elaborada a escala que segue, por grupos, para os cinco dias da semana. _______________ ________________
Segunda-feira: Primeiro grupo (de número um a número seis); ___________
Terça-feira: Segundo grupo (de número sete a número doze); ____________
Quarta-feira: Terceiro grupo (de número treze a número dezoito); __
Quinta-feira: Quarto grupo (de número dezanove a número vinte quatro); _
Sexta-feira: Quinto grupo (de número vinte e cinco a número trinta). __
No fim da reunião, a presidente orientou os participantes, em grupos constituídos, a definirem princípios que permitam uma convivência harmoniosa e positiva na turma, tendo em conta o respeito mútuo, a solidariedade, a união e aprendizagem. _________________________
Não havendo mais nada a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, foi assinada por mim, Penino Faduco e pela presidente, Aurélia Mudiue.____________
O Secretário A Presidente
Depois da leitura atenta da acta, vai responder a algumas perguntas que lhe vão permitir reflectir e compreender bem o seu conteúdo.
Compreensão do texto
Exercícios
1. Por que foi necessário produzir acta da reunião ocorrida na turma R1?
2. Quem deve aprovar a acta?
3. Tendo em conta o primeiro ponto da agenda, diga qual é a condição para que uma acta seja aprovada.
4. Quais foram os assuntos tratados na reunião da turma?
5. Qual é a importância dos assuntos tratados na reunião para os formandos?
6. Quando você entrou para o IFP enfrentou um processo de adaptação. As crianças do primeiro ciclo também passam por uma adaptação, quando entram para a escola.
7. Defina duas regras para garantir a harmonia, e outra, a aprendizagem numa turma. Cada um deve apresentar no quadro as duas regras que definiu. Depois da reflexão colectiva, a turma deve criar e afixar, na sala de aulas, um conjunto de regras a serem respeitadas por todos.
Género textual
A Acta é o registo de acontecimentos, opiniões, propostas, para arquivo de decisões e do processo como estas foram tomadas, ou seja, de tudo o que de relevante ocorreu numa assembleia, conselho ou reunião de uma instituição ou empresa a determinado nível.
A acta, depois de aprovada e assinada, é um documento oficial e desempenha as seguintes funções:
Estrutura da acta
A acta apresenta a seguinte ordem de elementos:
Funcionamento da língua
O artigo é uma palavra que se antepõe aos substantivos (ou seja, vem antes do substantivo) para os determinar indicando o género e o número.
Nota: Os artigos são palavras vazias de significado quando isoladas, isto é, quando não estão associadas a outras palavras.
O artigo classifica-se em definido ou indefinido.
Artigo definido – é aquele que determina os substantivos de forma precisa e particular, individualizando-o.
Ex: O menino foi à escola (refere-se a um menino específico, conhecido e bem identificado no contexto de comunicação de onde se extrai a frase).
Artigo indefinido – é aquele que determina substantivos de forma geral, não específica e desconhecida, isto é, a nível de espécie, sem o individualizar.
Ex: Um menino foi à escola. (trata-se de um menino qualquer, não identificado, que não é conhecido, no contexto da comunicação).
O artigo flexiona-se em género e em número, como mostra o quadro que segue.
Artigos Definidos | Artigos Indefinidos | |||
Género | Género | |||
Número | Masculino | Feminino | Masculino | Feminino |
Singular | o | a | um | uma |
Plural | os | as | uns | umas |
Além da função fundamental já indicada, de determinar e identificar o ser expresso pelo substantivo, o artigo tem ainda outras funções exercidas cumulativamente, como as seguintes:
Ex: O docente, as agentes, uma colega, uns polícias, os lápis. lápis.
Ex: o colega; a colega.
Ex: O sim é mais animador do que o não. (sem o artigo, sim e não são advérbios. Nesta frase tornam-se substantivos graças aos artigos antepostos).
O azul da sua camisa é bonito. (azul é adjectivo, nesta frase ganha a dimensão de substantivo por causa da anteposição do artigo).
Nota: Existem situações em que não se devem colocar artigos antes de substantivos, algumas das quais, são as seguintes:
Ex: Pedro Nuvunga é professor em Chidenguele.
Luísa Diogo foi a primeira mulher moçambicana a assumir o cargo de Primeira Ministra.
Ex: Lurdes, a nossa menina de ouro, trouxe muitas alegrias ao país.
Quem declarou a independência de Moçambique foi Samora. Na altura
Kaunda era o presidente da Zâmbia.
Ex: Sua Excelência o Presidente Filipe Jacinto Nyusi encontrou-se com o líder da Renamo na Serra da Gorongosa.
Tu não deves sujar o chão.
Ex: Os formandos, cujos relatórios de práticas pedagógicas devem ser melhorados, vão a exame.
Ex: O Paulo trabalhou em Maputo embora seja de Nampula e visitou a Beira com frequência.
Ex: Moçambique, Portugal, Angola, Timor, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Cuba, Israel, Malta, Macau, Marrocos, São Salvador.
Ex: Janeiro tem 31 dias, mas Abril tem 30.
Aprofunde seus conhecimentos
Exercício
a. Identifique os artigos presentes nesta passagem.
b. Classifique-os.
Ortografia
O uso da letra c na escrita e leitura de palavras pode constituir uma dificuldade, por isso, é necessário exercitar e reflectir sobre o uso desta consoante de modo a garantirmos uma ortografia correcta.
a. fa _ e | b. fa _ o | c. fo _ o | d. _ ismar | e. a_eitar |
f._a _ ar | g. _o _ar | h. fa_ilitar | i. a_ú _ar | j. intura |
Produção Escrita
Elabore a acta da última reunião da sua turma e registe os pontos principais da agenda que foram abordados, assim como as decisões tomadas.
Na produção do texto, preste atenção aos aspectos de conteúdo, organizacionais, respeitando a tipologia textual, ortografia e caligrafia.
A leitura é uma das competências básicas a serem desenvolvidas no Ensino Primário, por isso, o professor, como modelo, deve fazer demonstração de leitura expressiva e aos formandos deve-se proporcionar muita exercitação da mesma.
A exercitação da leitura expressiva deve ser guiada por alguns critérios que caracterizam uma boa leitura, alguns dos quais, os seguintes: respeito pelos sinais de pontuação, boa articulação das palavras e velocidade adequada ao conteúdo.
A exercitação da leitura deve desenvolver o domínio da leitura e o gosto pela mesma, por isso, devem ser seleccionados textos com conteúdo funcional (informação importante e útil) e/ou aprazível (interessante/agradável) para o formando.
Depois da leitura e análise da acta, pressupõe-se que já conheça o conteúdo assim como as palavras da mesma, por isso, espera-se que esteja em condições de fazer uma excelente leitura.
Organize um jogo de leitura com os seus colegas para treinar, desenvolver e consolidar a sua capacidade de ler. Lembre-se: a sua leitura servirá de modelo e de inspiração para os seus alunos, daí que seja importante que saiba ler de forma correcta e encantadora, isto é, respeitando os sinais de pontuação, articulando bem as palavras e lendo a uma velocidade adequada.
Enquanto um colega lê, os outros acompanham atenciosamente e quem identifica uma falha, levanta a mão, explica a falha e continua a leitura. Ganha o colega que tiver lido a maior extensão textual.
Resumo
A acta é um dos textos administrativos muito importantes na vida profissional, pois permite a manutenção do registo, a conservação e a consulta de reflexões e de decisões tomadas em reuniões institucionais. É igualmente importante consolidar os seus conhecimentos sobre a acta porque esta faz parte dos conteúdos a leccionar no Ensino Primário.
Na elaboração da acta, o Secretário deve ser fiel ao registo dos assuntos tratados na reunião, e deve respeitar os princípios e a estrutura da Acta.
Os artigos são palavras que clarificam o género (o aluno/ a aluna) e o número (a aluna/ as alunas); facilitam a distinção de palavras homónimas (o docente/ a docente); tornam substantivas palavras de outras classes (O bonito é saber ler bem).